Vamos falar um pouco sobre história?

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      O dia 15 de novembro é considerado feriado nacional, pois marca a Proclamação da República, que ocorreu em 1889 e foi motivada pela insatisfação de diferentes grupos da sociedade, sobretudo os militares, com a monarquia.

      A Proclamação da República foi resultado de um longo processo de crise da monarquia no Brasil. O regime monárquico começou a entrar em crise e decadência em 1870, o que resultou na sua incapacidade de atender aos interesses e as demandas da sociedade brasileira.

      Havia também descontentamento entre elites emergentes, militares com salários e carreira, além de exigirem o direito de manifestar suas posições políticas (algo que tinha sido proibido pela monarquia). Esses grupos se uniram em um golpe que derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil.

      Todas as insatisfações mobilizaram uma conspiração que resultou na Proclamação da República, que aconteceu na Câmara, anunciada pelo vereador José do Patrocínio. 

      Com isso, um governo provisório foi formado com Marechal Deodoro da Fonseca, nomeado o primeiro presidente do Brasil. A família real foi expulsa no dia seguinte.

      Aproveitem o feriado para relembrarem parte da nossa história!

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens