Nome Completo: Paulo Roberto Athie Piccelli
Profissão: Advogado/Professor de Direito Civil
Data de Nascimento: 23.5.1991
Site/Redes Sociais: @ paulopiccelli
Time de Futebol: São Paulo Futebol Clube
Hobby: Musculação
Uma música: Camarão Que Dorme A Onda Leva
Um livro: A arte da guerra
Um ídolo: Não considero um ídolo, mas sem dúvida é uma pessoa que admiro muito pela trajetória de vida Christopher Paul Gardner.
1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?
Sem dúvida alguma a segurança jurídica. O princípio da publicidade registral, por exemplo, confere segurança ao comprador e, naturalmente, ao vendedor. Exemplo PRÁTICO disso é a Súmula 375 do STJ:
Não se considera fraude à execução a venda de bem imóvel, se não registrada a penhora no RGI, mesmo que já citado o devedor, prevalecendo a boa fé do adquirente. somente a alienação posterior ao registro é que caracteriza a figura da fraude.
2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.
Todos os atos ligados ao registro civil (dignidade da pessoa humana). Também considero extremamente relevantes os atos de registro de imóveis
3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?
O acesso do público aos atendentes, substitutos e oficiais está muito restrito, em especial depois da pandemia.
Também entendo que os oficiais de registro, pelo excesso de rigor, têm sua atividade extremamente limitada, em especial no que diz respeito à usucapião extrajudicial.
4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores nesse duro momento de pandemia?
Não creio que a atividade de qualificação de títulos tenha sido demasiadamente alterada. Além disso, em relação ao país como um todo, podem ter sofrido uma queda no número de títulos, mas não pararam de trabalhar, enquanto várias atividades foram interrompidas por muitos meses
5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.
Independente de qual seja seu objetivo, lembre-se da máxima de Benjamin Disraeli, primeiro ministro do Reino Unido e criador do partido conservador moderno: O segredo do sucesso é a constância do propósito.