Pessoal, sabemos que estudar não é a única responsabilidade na vida de um concurseiro. Trabalho, família, relacionamento, lazer, entre tantas outras possibilidades, também devem ser lavados em consideração e requerem certo tempo e dedicação. Mas deixar os estudos para a reta final não é a melhor alternativa.
Os concursos públicos para cartórios são um imenso desafio, portanto é importante que você faça um planejamento eficaz para que nenhuma fase seja esquecida ou menos estudada. Esse planejamento possibilita ainda sua organização de tempo e tarefas, ou seja, ajuda a definir quanto tempo você conseguirá dedicar a cada uma das suas responsabilidades.
Para equilibrar sua rotina e dar conta de todas as tarefas no prazo, sem deixar de se divertir ou descansar o corpo e a mente, é fundamental criar um calendário, assim você pode visualizar facilmente suas tarefas, seus prazos e quando elas serão realizadas.
Além disso, é importante programar uma margem de segurança para que você consiga lidar com possíveis imprevistos. Afinal, estudar um dia antes das provas, na correria, definitivamente não é uma boa ideia. Aprender quando se está cansado ou preocupado é muito mais difícil.
Focar no seu objetivo também é fundamental. Você deve se lembrar frequentemente do porquê você começou, além de reforçar na sua mente que os seus resultados serão frutos do seu esforço.
Procrastinar nunca é a melhor saída. Aproveite todos as oportunidades e momentos para zerar as suas pendências e sempre trate os estudos como uma de suas prioridades. Mas jamais deixe de relaxar. Programe-se para se divertir, descansar e aproveitar as pessoas que ama.
Bons estudos!