Você sabe o que é cartório deficitário?

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Muitas pessoas talvez ainda não saibam, mas existem os cartórios deficitários, não rentáveis. Isso quer dizer que a despesa desses cartórios é maior do que a sua receita. Pois é! Isso contradiz aqueles que pensam que todo cartório é milionário, mostrando que a realidade é outra.

      Vale destacar que, em alguns Estados brasileiros, os cartórios que não atingem a receita bruta de determinado valor, têm a complementação através de um fundo de custeio. No caso dos Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, por exemplo, a receita bruta deve ser de 13 salários mínimos. Caso contrário, o fundo complementa esse valor.

      Mas, a partir do momento que as pessoas têm conhecimento sobre os cartórios deficitários, muitas delas desenvolvem uma outra questão: afinal, vale a pena assumir um cartório cuja despesa é maior do que a sua receita?

      Na minha opinião, essa é uma escolha muito pessoal do candidato. Muitos deles acreditam que assumir um cartório deficitário pode ser uma oportunidade para ganhar experiência e que após dois anos poderão fazer o concurso público de remoção para assumir um cartório melhor.

      Porém, para quem pensa assim, eu destaco que essa pode ser uma escolha arriscada e deve ser repensada. Isso porque, considerando o quanto o concurso de remoção é complexo e concorrido, as coisas podem não sair como foram esperadas.

      Por isso, na minha visão, o candidato interessado deve pensar muito bem antes de assumir um cartório nessas condições. Vale a pena priorizar sempre o amor à sua profissão e a sua vontade de evoluir.

      Continue acompanhando o Blog do DG para ter mais dicas como essa, relacionadas às atividades notarial e registral. Diariamente o blog é atualizado com novos conteúdos, além de podcasts, vídeos, decisões e variedades do segmento.

      Se o tema “cartórios deficitários” interessa, vale a pena conferir esse vídeo no Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=110MGvLG9Wg&t=5s

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens