Qual o papel dos cartórios em grandes campanhas de saúde?

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      Ajudar na conscientização da população é o principal durante as campanhas

      Cartórios de todo o Brasil recebem centenas e até milhares de pessoas diariamente. Seja para serviços mais simples, como os de balcão, ou para resolver assuntos mais importantes, os clientes permanecem por um tempo dentro das serventias e, assim, podem ter acesso a informações que ali estarão expostas.

      Sendo assim, porque não utilizar a comunicação interna do cartório para falar de um assunto importante, como o Outubro Rosa? A campanha que visa informar as pessoas sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama é assunto no mundo inteiro durante o mês de outubro e também pode ser importante para o cartório.

      A começar pela saúde das pessoas que ali trabalham. Incentivar suas funcionárias a cuidarem bem da saúde é uma das melhores formas de manter o bem-estar e a qualidade de vida dentro do seu cartório. As grandes campanhas de saúde mobilizam as pessoas, que acabam tendo mais interesse em realizar exames preventivos, se alimentar melhor, praticar mais atividades físicas etc.

      O segundo motivo importante de incentivar grandes campanhas de saúde é falar sobre o testamento vital. Tratar de um assunto um pouco mais delicado, que é essa modalidade de testamento, durante os meses em que todos estão mobilizados pela campanha, pode ser positivo. No testamento vital o paciente pode determinar quais tratamentos de saúde deseja ou não receber, caso seja acometido por uma grave doença.

      Mesmo com tantos tratamentos disponíveis para o câncer de mama, pode acontecer de o paciente não conseguir mais responder em seu nome. O testamento vital trará maior segurança, já que todas as vontades declaradas no documento devem ser cumpridas. Isso porque, ao ser lavrado em Cartório de Notas, o testamento vital tem validade jurídica e não poderá ser contestado.

      Sobre o Outubro Rosa
      Foi em 1990, em Nova Iorque, que as primeiras manifestações de apoio ao paciente com câncer de mama começaram. A Fundação Susan G. Komen for the Cure promoveu uma corrida para arrecadar dinheiro e também informar e alertar sobre a doença.

      Desde então, o mês de outubro é utilizado para compartilhar informações sobre o câncer e ajudar mulheres em todo o mundo a chegarem a um diagnóstico. O câncer de mama é o segundo que mais acomete mulheres em todo o mundo e um dos principais objetivos da campanha é reduzir a mortalidade pela doença.

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