Essa será uma série de conteúdos que vou postar aqui no Blog nas próximas semanas. Os concurseiros se preocupam bastante com o processo das provas, com os estudos e com a escolha do cartório. Mas, após assumir a cadeira de uma serventia, o que é preciso fazer?
Assumir um cartório, ser Tabelião ou Oficial, é uma mescla de profissão do Direito, com alta intensidade de Administração e Gestão.
Esse primeiro texto será voltado para um dos pontos que considero mais importantes: conhecer e respeitar a equipe que ali já trabalha. Sendo assim, uma dica importante para esse momento é estudar o cartório e os colaboradores. Analisar a situação com frieza, com olhar neutro, sem julgar ninguém, é importante para chegar a uma conclusão.
Os colaboradores costumam ter um método de trabalho que pode agradar ou não o Tabelião/Oficial. Porém, é preciso entender se o trabalho que é executado traz resultados positivos. Se a resposta for sim, cabe ao novo responsável pelo cartório manter o padrão de trabalho excelente e, a partir disso, aprimorar as atividades de acordo com as necessidades que achar importante.
O bom relacionamento com a equipe é fundamental para evoluir e convergir em um objetivo comum, que é a prestação de um serviço excelente para o cliente.
Respeitar o próximo e entender as necessidades dele são atitudes essenciais na construção desse novo relacionamento entre colaborador e Tabelião/Oficial.
Nesse quesito, um cartório pode ser encarado como uma empresa e, para que ela cresça, é necessário o trabalho de todos. Manter um ambiente agradável é muito positivo para a imagem do responsável pelo cartório para a equipe. Comemorar aniversários, fazer confraternizações em datas especiais e até celebrar resultados ajuda a deixar o local de trabalho mais leve.
Para fechar, aqui vai uma dica: é importante pensar que você está lidando com seres humanos e que, com um pouco de calma e paciência, o trabalho será muito bem executado por todos.