DG Recomenda – Arbitragem Notarial – Ygor Ramos Cunha Pinheiro – Editora JusPODIVM.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Pessoal,

      Gostaria de recomendar o inovador livro do meu Amigo, e 1º Tabelião de Notas e Protestos em Atibaia, Ygor Ramos Cunha Pinheiro, cujo título é “Arbitragem Notarial” (Editora JusPODIVM).

      O Autor apresenta uma nova perspectiva de trabalho ao notariado brasileiro, auxiliando o sobrecarregado Poder Judiciário, sendo leitura obrigatória àqueles que visam conhecer a atividade notarial de maneira qualificada.

      Adquirir a obra é muito fácil! Basta clicar no seguinte link: https://www.editorajuspodivm.com.br/arbitragem-notarial-2020

      Ao final do post deixo o resumo da obra! Adquiram esse valioso material!

      Um grande abraço,

      Arthur.

      Resumo:

      O presente trabalho visa não apenas analisar causas e consequências de um Poder Judiciário sobrecarregado, mas também apresentar uma solução. Dentre as causas, será destacada a cultura de judicialização brasileira. Já no campo das consequências, o foco será a violação do ditame constitucional do acesso à justiça. Para os fins propostos, analisar-se-á a arbitragem como meio extrajudicial de solução de conflitos, tendo em vista sua evolução histórica, seus princípios, sua natureza jurídica e sua real efetividade. Além disso, será feito um estudo sobre o notariado no Brasil, passando pela evolução histórica do notariado do tipo latino, sua imparcialidade e sua capacitação técnica. A partir daí, deve-se estudar a regulamentação da atividade do notário como mediador e conciliador, recentemente positivada pelo Conselho Nacional de Justiça, embora ainda careça de aperfeiçoamento. Dentro deste contexto, tem-se como fim apresentar a possibilidade de o Tabelião de Notas atuar como o árbitro do procedimento arbitral, possibilitando decisões juridicamente complexas, mas, ao mesmo tempo, céleres, seguras e confiáveis. Serão destacadas a diminuição de riscos e custos na atividade empresarial, decorrente da escolha pela arbitragem notarial, bem como a possibilidade de criação uma Câmara Notarial Arbitral.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens