Nome Completo: Zenildo Bodnar
Profissão: Professor e Registrador
Data de Nascimento: 27/03/1976
Time de Futebol: Marcílio Dias (Itajaí).
Hobby: aviação / trabalhos no campo (agricultura familiar).
Uma música: Fundo da Grota (Baitaca) (lembra a simplicidade da infância)
Um livro: É hora de mudarmos de via (Morin)
Um ídolo: Papa Francisco
1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira.
Reforçar a efetividade dos direitos fundamentais, inclusive os de natureza difusa e coletiva. Além dos direitos clássicos de personalidade e de propriedade, também reforça a tutela do meio ambiente e até o direito ao desenvolvimento ao fomentar a consolidação de um ambiente de negócios mais seguro e atrativo como decorrência da segurança jurídica.
2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.
Além do registro de nascimento que é a chave da cidadania, sem dúvida a formalização dos negócios jurídicos imobiliários com segurança.
3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?
Ampliar e generalizar as conciliações e mediações para todas as serventias, como condição para o ajuizamento de toda e qualquer ação judicial que verse sobre direitos patrimoniais ou passíveis de conciliação e mediação. É por intermédio do diálogo e da efetiva participação cidadã que será possível efetivamente ampliar o acesso à justiça, tudo com o apoio qualificado de profissionais altamente qualificados e que estão presentes em todos os municípios.
4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores no momento de pandemia?
A atuação na pandemia reforçou ainda mais a certeza de que a atividade notarial e registral é serviço público essencial, indispensável à cidadania e condição para a fruição segura de diversos direitos essenciais da pessoa humana, do nascimento até depois da morte (testamento).
5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.
Com a intensificação dos meios tecnológicos estamos vivenciando a terceira velocidade do direito notarial e registral e uma contundente mudança de paradigma na atividade. Este momento histórico ímpar não exige apenas domínio da tecnologia, mas ampliação radical do conhecimento em todos os planos. Conhecimento de qualidade, interdisciplinar e com ampla sensibilidade humana. É exatamente esta uma das grandes contribuições do Blog do DG, levar conhecimento de qualidade e assim contribuir com o aperfeiçoamento contínuo das instituições notariais e registrais e da Ciência Jurídica em geral!!