DG Entrevista – Reinaldo Velloso dos Santos.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Reinaldo Velloso dos Santos

      Profissão: Tabelião

      Data de Nascimento: 12 de setembro de 1975

      Site/Redes Sociais: reinaldovelloso.not.br @reinaldovelloso

      Time de Futebol: Corinthians

      Hobby: Música (vocalista e baixista da Banda Órfãos do Sarriá), fotografia e trekking

      Uma música: One (U2)

      Um ídolo: Papa Francisco

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      A meu ver, as serventias extrajudiciais permitem a efetivação de direitos das pessoas e instituições, como a cidadania, a liberdade de manifestação da vontade, a propriedade, a herança, a livre iniciativa, a segurança jurídica, dentre muitos outros previstos em nossa Constituição e ordenamento jurídico. Sem essas serventias, viveríamos em uma situação de intranquilidade, de incerteza, de litígio e as relações sociais seriam mais conturbadas.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Existem serviços de maior alcance, como os de registro civil, em que o caráter social é evidente, mas outras funções, como o registro imobiliário, os atos dos tabeliães de notas e de protesto, bem como do registrador de títulos e documentos e civil de pessoa jurídica, também apresentam inegáveis benefícios sob os aspectos jurídico e econômico. Formalizar um casamento ou uma união estável, lavrar uma escritura de inventário e partilha, registrar a aquisição do imóvel de residência da família ou cancelar protestos após a quitação de dívidas pendentes são alguns exemplos de atos de grande significado na vida das pessoas e que são realizados de forma muito simples e com a garantia de uma tradicional instituição. As serventias transmitem uma sensação de tranquilidade par a a população, basta perguntar a uma pessoa que passa ou registra um documento em cartório.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Depois de vinte e dois anos de atividade, vejo que muitas mudanças beneficiaram a população e a imagem das serventias. Houve uma preocupação em oferecer melhores condições de atendimento, não apenas em meio físico, mas principalmente por meio eletrônico. Sob o aspecto técnico, os concursos públicos trouxeram profissionais com experiência em outras carreiras jurídicas, trazendo novos pontos de vista. Além disso, houve um notável incremento na produção científica a respeito do tema nos últimos anos. Para o futuro, além da incorporação de novas ferramentas tecnológicas, espero que haja uma maior uniformização. A edição de Decretos regulamentadores da atividade ou a normatização no âmbito da Corregedoria Nacional de Justiça, bem como a autorregulação pelas entidades de classe podem contribuir para esse objetivo.

      4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Ao longo desses vinte e dois anos de atividade sempre busquei retribuir a Deus e à sociedade as oportunidades decorrentes de minha escolha profissional. Porque sem esforço, sem dedicação, sem amor ao que se faz, é muito difícil se sentir realizado. O desafio de fazer mais, melhorar o que já está bom, pesquisar em profundidade sobre um tema já estudado, refletir para sugerir diferentes caminhos, fortalecer laços com as pessoas, doar-se, tudo isso traz o reconfortante sentimento de que você fez o que estava ao seu alcance para contribuir para a sociedade. Encontre seu propósito, reconheça suas habilidades e dedique seu tempo a esse objetivo. Pode ser em sua ou em outra profissão, em seu campo de estudo, num trabalho voluntário, em algo relacionado a um hobby ou mudança de país ou de cidade. Sempre existe a possibilidade de realização pessoal. Então busque o que te faz feliz.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens