DG Entrevista – Marcos Vinícius Pacheco Aguiar.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Marcos Vinícius Pacheco Aguiar

      Profissão: Tabelião de Notas e Protestos de Rosana/SP

      Data de Nascimento: 26/02/1982.

      Site/Redes Sociais: @pachecoaguiar (Instagram); Tabelionato Pacheco Aguiar (facebook); e-mail: [email protected].

      Time de Futebol: São Paulo e XV de Piracicaba

      Hobby: Corrida com o meu Border Collie “Bummer”.

      Uma música: Let It Be (Beatles)

      Um livro: Um Leão em Família (série vagalume). Autor: Luiz Puntel. Foi o primeiro livro que li na infância. Nunca me esqueço dele!!

      Um ídolo: Meus pais (João Marcos e Teresinha). Me ensinaram o valor do trabalho e da honestidade.

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Meu amigo Arthur, o que me vem à cabeça de imediato é a segurança jurídica, tanto nos atos menos complexos, como uma autenticação, quanto nas escrituras públicas de negócios de valores econômicos elevados.

      Porém, depois de passar por uma serventia, na função de escrevente, de uma cidade de 600 mil habitantes, depois por outra (como titular), de 1.200 habitantes, e agora numa de 25 mil (como titular), chego à conclusão que, apesar das diferenças culturais e econômicas delas, o maior benefício trazido pela atuação dos cartórios, é sua função de assessor jurídico imparcial, não só das partes, como da sociedade.

      Sabemos que as pessoas depositam confiança na nossa atividade e sempre que precisam de uma opinião ou parecer jurídico sobre determinado assunto, somos consultados. Ademais, o melhor de tudo isso é que nossa atuação é democrática, ou seja, ampla acessibilidade de qualquer pessoa. A nossa presença em grandes centros ou pequenas comunidades tem a mesma função, de auxiliar e prevenir litígios, bem como evitar prejuízos, sobretudo, aos menos favorecidos.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Como dito anteriormente, pra mim é a assessoria jurídica imparcial, e que não se esqueça, gratuita!

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Tenho pra mim que nossa atividade, e sobretudo, o notariado latino, já é muito bem estruturado. Mas, seria muito bom que pudéssemos participar obrigatoriamente do procedimento legislativo, sempre que envolvesse nossa atividade e que nosso voto, tivesse um peso maior nas deliberações, pois estamos no front de batalha e conhecemos os problemas da atividade.

      Seria também muito bom que atuássemos, obrigatoriamente, com amicus curiae nas decisões judiciais importantes que afetassem não só a atividade, como a sociedade. Acredito que dessa forma, teríamos ótimos resultados.

      4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores no momento de pandemia?

      Vou trazer minha experiência pessoal aqui no Tabelionato de Rosana/SP e que acredito que tenha sido semelhante em outras cidades.

      Nossa atividade é fundamental para a sociedade, pois em nenhum momento fechamos a serventia. Mesmo havendo lock down, nossos prepostos escreventes e auxiliares foram guerreiros e atenderam a população incansavelmente. Por outro lado, buscamos inovar, criando formas seguras de atender a sociedade.

      Por outro lado, com a criação do E-Notariado pelo Colégio Notarial, uma nova estrada iluminada se abriu. Com a pandemia, a sociedade novamente creditou fé aos nossos serviços e passaram a utilizar a plataforma sem qualquer tipo de insegurança.

      Atualmente 90% das escrituras lavradas no tabelionato são eletrônicas. E mais legal de tudo isso, é que até mesmo as pessoas que tinham um pouco de dificuldade de utilizar os smartphones, nos dizem que usar o e-notariado é muito fácil.

      5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      “Saibam todos" que, vocês podem contar conosco, sempre!

      Não somos tabeliães somente em dias úteis. Somos tabeliães 24 horas por dia e 7 dias da semana e amamos verdadeiramente nossa profissão!!

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens