DG Entrevista – José Flávio Lopes de Meneses Filho.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: José Flávio Lopes de Meneses Filho

      Profissão: Advogado, Empresário e Corretor de Imóveis

      Data de Nascimento: 22/09/1991

      Site/Redes Sociais: instagram.com/flaviomenesesce

      Time de Futebol: Ceará Sporting Clube

      Hobby: Jogar futebol

      Uma música: Porque Ele Vive (Harpa Cristã)

      Um livro: Pai rico, Pai Pobre 

      Um ídolo: Jesus Cristo

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      A segurança e credibilidade dos cartórios sem dúvidas são seus principais benefícios. Lembro-me de alguns clientes de mais idade que chegavam no cartório buscando regularizar seu imóvel o qual havia adquirido por meio de contrato verbal. Por incrível que pareça, nas décadas passadas, até os anos 2000, eram atos comuns, e na maioria das vezes, a palavra prevalecia e parecia ter mais valor do que um documento assinado. As coisas mudaram, e hoje parece um absurdo ou algo impossível de se ouvir. Nesse cenário, a instituição cartório atua com maestria, levando à sociedade a segurança na prática de atos registrais, contratuais ou obrigacionais. Uma das frases que mais ouvi, em meus quase 10 anos de cartório foi: “é muita burocracia”, contudo, mal sabiam tais pessoas o quanto essa dita “burocracia” é importante para resguardar as relações jurídicas em um país onde a cultura de enganar e burlar, tem ganhado cada vez mais espaço.      

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      O registro imobiliário, sem dúvidas é aquele que considero ter maior relevância, tendo em vista a segurança daquele que detém de forma pública, a propriedade de um imóvel. O sistema registral brasileiro, apesar de suas lacunas e entraves, ainda é um dos mais seguros existentes no mundo.      

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Buscaria uma legislação una e com menos margem para interpretações, bem como, no sistema registral imobiliário, a criação de um sistema que pudesse abarcar todas as matrículas dos imóveis da cidade onde o solicitante tivesse a liberdade de praticar o ato de registro no cartório de sua preferência. Infelizmente, a forma atual de distribuição das circunscrições imobiliárias nos municípios brasileiros, dá muita margem ao autoritarismo de assessores e registradores.       

      4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores no ambiente digital/eletrônico?

      Infelizmente, um pouco atrasada. Na verdade, para a atuação no ambiente digital não se pode focar somente em um sistema ou forma de praticar atos, é necessário que seja criada uma cultura para isso, onde as pessoas possam ter acesso e conhecimento para prática dos atos. Esse ambiente ainda é um pouco distante da realidade de muitos brasileiros, que não tem conhecimento ou domínio para utilização dos meios digitais/eletrônicos do cartório, além disso, se investe muito pouco na divulgação e ensino sobre as plataformas utilizadas.       

      5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Para mim é uma grande honra, poder escrever para esse blog de alguém que tanto admiro, que é o professor DG. Mas gostaria de agradecer a todos os seguidores do nosso perfil “@orapazdocartório” que busca levar humor e ver um pouco mais de sorriso em um ambiente tão formal, como são os cartórios. Que Deus possa abençoar cada um de vocês que está lendo esse texto.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens