DG Entrevista – Fernando Dias.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome completo: Fernando Dias

      Data de nascimento: 09/03/1979

      Site: www.setimonotas.com.br

      Instragam: @cartoriofernandodias

      Time de Futebol: Flamengo Malvadão – Tri Campeão da Libertadores

      Hobby: Crossfit e Tênis

      Uma música: Learn to Fly – Foo Fighters                               

      Um livro: Sapiens – Uma breve história da humanidade – Yuval Noah Harari

      Um ídolo: Meu pai

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Sem dúvidas o maior benefício é a segurança jurídica. As pessoas reconhecem nos serviços notariais e registrais um serviço seguro, tanto que sempre estamos nas primeiras posições nas pesquisas das instituições em que as pessoas mais confiam. Esta confiança foi construída por décadas de trabalho bem feito dos que no precederam e continua hoje. Inclusive a ampliação do rol de atividades que prestamos à sociedade reforça esta minha visão (inventários, divórcios, usucapião extrajudicial, apostilamento etc.), são a prova viva de que somos necessários e confiáveis. Tenho certeza que com o passar do tempo outros frutos virão.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Citar o ato de maior relevância é complicado, pois creio que todos os atos que praticamos tem enorme relevância no dia a dia das pessoas. Estamos presentes nos momentos mais importantes das pessoas, do nascimento a morte, da aquisição do primeiro imóvel, ao planejamento sucessório, enfim, estamos presentes nos momentos mais importantes e relevantes do cidadão.

      Falando sobre um ato isoladamente, gostaria de destacar o testamento que neste momento de pandemia, teve um grande aumento de demanda. Muitas pessoas passaram a pensar de forma mais efetiva na finitude da vida, e da importância de se planejar o futuro daqueles que nos são próximos e queridos. O tabelião acaba também tendo um papel muito importante neste momento, ouvindo, orientado e auxiliando também neste momento.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      A resposta que me vem imediatamente a cabeça seria uma alteração no provimento 100, que tornasse obrigatório que todo notário prestasse seus serviços também de forma eletrônica (hoje isto é facultativo). Sou um entusiasta do e-notariado e estimulo ao máximo sua utilização em minha serventia. O e-notariado é uma ferramenta que fora disponibilizada pelo Colégio Notarial do Brasil de forma simultânea e sem custos para todas as serventias do país ao mesmo tempo. Isto é algo fantástico e sem precedentes. Quando escuto no dia a dia alguns colegas dizendo que ainda não fazem uso da ferramenta, vejo que as justificativas não são plausíveis e são em verdade apenas e tão somente medo do novo. O e-notariado é nosso futuro, não podemos fechar os olhos para isso, sob pena de sermos alvos de críticas e abrirmos portas para que outros queiram prestar nossos serviços.

      4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores nesse duro momento de pandemia?

      Vejo a atuação de notários e registradores e registradores sobre dois prismas neste momento de pandemia:

      – Internamente vejo que evoluimos alguns anos quanto a prestação de serviços remotos, e este, felizmente, é um caminho sem volta. Mudanças que talvez ainda fossem demorar alguns anos foram aceleradas e apresentaram resultados extremamente positivos.

      – Também acredito que a sociedade nos viu ainda mais como um serviço essencial, nossos serviços não pararam totalmente em momento algum, pois fazemos parte do dia-a-dia das pessoas, sendo assim creio que saímos com um reconhecimento ainda maior desta situação;

      – Finalmente, o aumento do número de testamentos e uniões estáveis neste período, também mostra que as pessoas nos viram ainda mais como importantes parceiros para o planejamento e segurança jurídica de suas relações.

      5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Aos colegas notários e registradores, gostaria de reforçar a necessidade de prestarmos nossos serviços de forma eficaz e segura, utilizando-se de todas as ferramentas que temos hoje a disposição, de forma que possamos nos adequar as demandas que esta sociedade digital nos impõe.

      À sociedade gostaria de dizer que sempre podem contar com notários e registradores para trazer segurança a seus atos.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens