Nome Completo: Arthur Eduardo Buava Ribeiro
Profissão: Advogado e Professor
Data de Nascimento: 10/01/1994
Site/Redes Sociais: Instagram @AgroNoDireito
Time de Futebol: Corinthians
Hobby: Música, Luta e Futebol.
Uma música: November Rain – Guns n’ Roses, um dos solos mais expressivos na guitarra.
Um livro: O Monge e o Executivo.
Um ídolo: Cristiano Ronaldo, um exemplo de dedicação, ambição, constância e liderança.
1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?
Com certeza a celeridade aliada a segurança jurídica, em processos que demandariam do Judiciário.
O Judiciário está cada vez mais “abarrotado” de demandas, que o tornam cada vez mais lentos. A possibilidade de atuação extrajudicial em demandas como usucapião e inventário vem tornando a atuação do advogado mais célere, trazendo enormes benefícios ao cliente.
Os cartórios se vêm presente em diversas atuações em diversas fases da vida do ser humano, desde o nascimento até a sua morte.
2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.
Considero de extrema relevância a atuação dos Cartórios, sejam notários ou registradores. Destaco sempre a desjudicialização de processos, que eram extremamente demorados, custosos e sem perspectivas temporais para se findar.
Vejo sempre como positiva as possibilidades de dar celeridade à processos, juntamente com a segurança jurídicas nos atos e processos praticados.
3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?
Acredito que em alguns casos, em serventias próximas/vizinhas, não há uma padronização de entendimentos para certos procedimentos. Por vezes entendimentos entre serventias se conflitam, trazendo, portando, diversidade de procedimento entre cartórios.
Para o advogado que atua no extrajudicial, é sempre importante conversar e expor os casos para Notário/Registrador, discutindo as possibilidades em conjunto, bem como, entendendo o procedimento e entendimento interno da serventia, para que haja êxito e celeridade no processo.
Ainda, acho de extrema importância o avanço em procedimentos eletrônicos nas atividades notarias e registrais. A atividade presencial em diversos casos, traz uma grande limitação geográfica às atuações.
4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores no momento de pandemia?
Vejo que a atuação de Notários e Registradores avançou imensamente, principalmente com a criação de alguns procedimentos eletrônicos, bem como ampliações de prazos em alguns procedimentos.
5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.
Estamos em uma fase extremamente positiva, onde temos acesso a conhecimento e informações de forma muito mais rápida e barata, que há tempos anteriores.
Temos que aproveitar o momento para nos capacitar ainda mais. Conhecimento nunca é demais, tendo sempre que saber que não sabemos de tudo. Afinal, procedimentos e processos mudam, e temos que estar sempre abertos a aprender.
Por fim, nunca desista de seus objetivos, temos nosso próprio tempo. Busque sempre ser melhor e não se acomode nunca! Criar hábitos sustentáveis e benéficos, só nos impulsiona.
Citando James C. Hunter, autor meu livro preferido “O Monge e o Executivo:
“Pensamentos viram ações;
Ações viram hábitos;
Hábitos viram o caráter;
E o caráter vira o seu destino.”