DG Entrevista – Ana Paula Perondi Lopes Almada.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Ana Paula Perondi Lopes Almada

      Profissão: Oficial Substituta do 1º Registro de Imóveis e anexos de São José dos Campos

       Co-autora da obra: Registros Públicos   (https://www.grupogen.com.br/concursos/registros-publicos )

      Data de Nascimento: 06/07/1979

      Site/Redes Sociais: instagram: anapaula_lopes_almada

      Time de Futebol: Corinthians

      Hobby: Assistir séries, correr e praticar yoga.

      Uma música: I say little prayer for you

      Um ídolo: Vou ter que mencionar dois…

      Meu pai, Nelson, por sua garra e vontade de viver cada minuto. Um trabalhador nato, me ensinou o caminho e não descansa de planejar a minha trajetória. Dedicou uma vida ao extrajudicial, sempre investindo na serventia para oferecer o melhor aos seus usuários e aos seus funcionários. Com 80 anos ainda na ativa, sempre o primeiro a chegar ao trabalho, dando seu exemplo a todos.

      E minha irmã, Adriana, uma voraz empreendedora, também só me ensinou a lutar, sem descanso, pelo que almeja, nenhuma dificuldade a abate, nenhum desafio a amedronta, nas mãos dela, cada pequena derrota se transforma em uma grande conquista. Além disso tudo, é uma super mãe ! Exemplo de mulher para mim.

      Sim, eu tenho muita sorte !

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

                  Sem dúvidas é o binômio: garantia da segurança dos negócios jurídicos e celeridade. Os serviços praticados nas serventias extrajudiciais são realizados por profissionais do direito, imparciais e capacitados para encontrar a melhor solução jurídica para os casos concretos. Um negócio jurídico bem formalizado e bem qualificado, dificilmente trará uma demanda às partes, ganhando com isso toda sociedade. A celeridade da prestação do serviço também é nosso ponto forte, em um mundo globalizado e exigente, muitas vezes o tempo é um diferencial para um bom negócio. 

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

                 Acredito que todos os atos que praticamos em serventias extrajudiciais que representem medidas de desjudicialização são relevantes, sendo difícil apontar apenas um. A solução dos problemas cotidianos diretamente nos cartórios traz benefícios aos cidadãos como a celeridade e economia, sem perder a segurança jurídica, sem contar com a diminuição de demandas sem lide indo para o Poder Judiciário.

                  Dentro deste conceito, um serviço que reputo de muita relevância prestado pelos Registros de Imóveis é a execução extrajudicial da Lei 9.514/97. É nítido o sentimento de justiça e satisfação do credor solucionando seu problema de forma rápida (em no máximo 15 dias, em caso de purga da mora), bem como do devedor que consegue se tornar novamente adimplente, diante de um preposto do extrajudicial que lhe tirará todas as dúvidas e dará segurança para continuar cumprindo seu contrato.

                  Outros exemplos seriam o inventário e divórcio extrajudicial, a retificação de área administrativa e, mais recentemente, a usucapião.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

                 Apesar de um pouco utópica e bastante contravertida, penso que uma medida que geraria muitos benefícios ao extrajudicial, muito especialmente aos usuários do serviço é a integração dos bancos de dados entre as serventias para consultas, como por exemplo o registrador de imóveis poder visualizar uma certidão de casamento no banco de dados do registrador civil e com isso praticar o ato de averbação de casamento sem ter de exigir uma certidão do cliente. Tal medida, certamente geraria celeridade nos processos, diminuiria consideravelmente as exigências de documentos para prática de atos em geral e melhoraria a visão errônea da população quanto a burocracia de nossos serviços. 

                  Penso ainda que a inclusão do Direito Notarial e Registral na grade curricular das universidades de direito é de especial importância para o engrandecimento do extrajudicial.

      4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

                  Primeiramente agradeço ao colega Arthur pelo convite, já parabenizando pelo conteúdo do Blog e o de suas redes sociais. É de profissionais como você que o serviço extrajudicial precisa como aliado na propagação de nossa atividade! Aos leitores do Blog deixo a minha satisfação e alegria em dedicar minha vida ao trabalho no extrajudicial. Para aquele que tem dúvidas quanto a carreira, posso garantir que não há trabalho mais gratificante e abrangente no direito, com uma atuação extremamente próxima da população e com a experimentação imediata dos resultados, diariamente. Amo trabalhar em cartório, sou orgulhosa do serviço que presto a sociedade e gostaria de poder compartilhar esta paixão com o maior número de pessoas possível !

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens