Conheça a diferença entre assinatura e certificado digitais.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      A assinatura e o certificado digital vêm se tornando cada vez mais populares no mundo virtual, já que se tratam de medidas de segurança para esse ambiente, no qual ingressam muitas empresas e profissionais. Porém, a assinatura e o certificado digital são coisas diferentes no que diz respeito às suas finalidades e na maneira em que são implantados.

      A principal diferença entre eles é que o certificado vincula a assinatura digital a uma entidade, garantindo a sua identidade virtual, enquanto a assinatura garante que os dados e informações contidas nela permaneçam seguros a partir da sua emissão. Entenda melhor as peculiaridades de cada um a seguir.

      Assinatura digital

      A assinatura digital foi criada diante da falta de segurança em meio a tantos documentos digitais, onde a maior preocupação é sobre como ter certeza da identidade de suas assinaturas. Por isso, a assinatura digital funciona como uma forma de verificação de autenticidade de um documento, mensagem ou transação digital.

      É por essa assinatura que o destinatário tem a garantia de que a mensagem foi realmente gerada pelo remetente e não foi modificada por terceiros. Tecnicamente, a assinatura digital é um selo eletrônico e criptografado de autenticação em dados digitais, que confirma que a informação foi originada do signatário e não foi alterada.

      Certificado digital

      Já o certificado digital funciona como uma identidade virtual que serve para comprovar a idoneidade da pessoa no meio digital. Quando é requerido, a autoridade habilitada para o procedimento verifica a identidade do solicitante, analisa se ele atende aos requisitos para receber o certificado e só depois o emite.

      O certificado digital contém informações pessoais para ajudar a identificar e rastrear o seu proprietário, além de possibilitar que a sua autoridade emissora também seja identificada. Com isso, é possível que a autoridade emissora o revogue se, por exemplo, o cartão ou token for usado indevidamente ou roubado.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens