Artigo – Foco: chegando mais rápido ao resultado – Valeria Machado Netto.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Dizer que ter foco é um ingrediente crucial para o sucesso não é nenhuma novidade, no entanto, entender como ter foco e manter a determinação mesmo diante das distrações e adversidades do dia a dia é sim uma descoberta relevante.

      Há muito pouco tempo era comum ouvirmos que apesar do cérebro ser o principal órgão e centro do sistema nervoso humano, muito pouco se conhecia sobre seu funcionamento. Com o avanço recente da tecnologia e dos exames de imagem foi possível um significativo progresso da neurociência em um curtíssimo espaço de tempo. Agora passamos a entender exatamente o que ocorre em nosso cérebro do ponto de vista científico, e assim desvendar o caminho para conseguirmos acessar tais estados de forma deliberada.

      Vamos falar um pouco mais sobre ter Foco. Foco é a capacidade de nos mantermos concentrados e produtivos em uma atividade por algum tempo. Já teve a sensação de estar tão absorto em uma atividade de forma que nem viu o tempo passar? Isto é foco ou estado de flow como denominou Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional que escreveu também o livro Foco e nos ajuda com esta reflexão.

      Hoje vamos trazer três interessantes aspectos deste estudo.

      • Primeiro aspecto: nunca em toda a história da humanidade ficamos tão sujeitos a distrações. A impressão que temos é que ninguém consegue mais focar em nada. Os estímulos em nosso ambiente são tantos que nos colocam reféns da necessidade constante de responder a tudo. Somos interrompidos a todo instante e isto nos deixa em um estado de atenção parcial contínua, alternando tarefas de 5 em 5 minutos: email, telefone, WhatsApp, site de notícias, Instagram, Facebook e por aí vai. Nem ao dirigir, mesmo sabendo que é proibido e estamos colocando literalmente a vida em risco (nossa e de outros) conseguimos ficar livres destes estímulos.  De acordo com Daniel Goleman, apenas 20% das pessoas conseguem entrar em estado de flow uma vez por dia. Dá para acreditar?
      • Segundo aspecto: Podemos e devemos treinar nossa atenção. Temos escolha! Experimente forçar deliberadamente a sua atenção por períodos mais curtos. Por exemplo, se dê e cronometre 10, 15 ou 20 minutos para uma determinada tarefa como ler, responder um email, preparar uma reunião, uma planilha, uma conversa etc. Somente após o tempo determinado permita-se fazer outra coisa. Neste período, desative os sinalizadores sonoros de email, WhatsApp etc, e peça para não ser interrompido. Está aflito com esta ideia? Pense bem. O que de fato não pode esperar 10, 15 ou 20 minutos? Pouquíssimas coisas, certo? E caso justamente alguma destas pouquíssimas coisas ocorrerem neste ínterim não se preocupe, pois neste caso você será interrompido quer queira ou não. Portanto permita-se!       Outro ponto: faça uma coisa de cada vez. Não somos multitarefas. Acredite nisto! Nosso cérebro somente é capaz de se concentrar devidamente em uma atividade por vez. Então, se você precisa responder um email responda o email. Se você precisa ler um artigo, leia o artigo. Se você precisa conversar com alguém, converse! Não misture as estações nem tente fazer duas coisas ao mesmo tempo. Irá se surpreender ao constatar que não apenas finalizará as tarefas mais rapidamente como terá um resultado melhor. Simples assim!
      • Terceiro aspecto: Sabe quando, de tanto pensar em algo, chegamos a um esgotamento mental e os pensamentos parecem embaralhar. Quando isto ocorrer ao invés de dar um tempo dando uma olhada no Facebook ou no Instagram, assistindo um vídeo no Youtube ou jogando um pouco de vídeo game experimente movimentar-se. Como por exemplo: levante-se e vá regar seu jardim ou uma planta, vá fazer um chá ou café (em pé!), vá brincar um pouco com o seu bicho de estimação, ou se preferir e puder faça uma breve caminhada. Seu cérebro precisa descansar e as primeiras atividades não proporcionam isto, pelo contrário elas vêm inevitavelmente acompanhadas de mais estímulos! Movimente-se um pouco e voltará revigorado e com melhores condições neurológicas de retomar seu trabalho, estudo, análise, leitura etc.

      Treine deliberadamente o seu foco. Perceba que este não é um atributo do acaso ou genética, não podemos nos conformar quando sentimos ou dizemos coisas como: “Hoje acordei desfocado.” ou “Hoje não estou conseguindo pensar direito em nada” ou ainda “Hoje não estou conseguindo guardar nenhuma informação”. Isto pode ocorrer, mas a boa notícia é que você está no controle e não precisa ser vítima destes estados de animo. Use a neurociência a seu favor. Experimente!

      Valeria Machado Netto
      Professional Coach
      Email: [email protected]
      Fone: 11 99226 5619

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens