O grande momento chegou! Você passou por todas as fases do concurso e vai finalmente assumir um cartório. Mas, você conhece os primeiros passos para ter sucesso na atuação?
É comum surgirem muitas dúvidas e inseguranças no começo desse percurso, afinal, é um desafio e tanto. A seguir, descubra o que você deve priorizar no início.
📌 Nunca pare de estudar e mantenha-se informado sobre a sua área.
📌 Os mais bem colocados em concursos podem escolher em qual serventia irão atuar. Se esse for o seu caso:
✅ Pense com cautela na serventia que será escolhida;
✅ Analise três fatores: cidade, lucro e área do cartório.
📌 Existem inúmeros tipos de cartório. Escolha em qual dessas áreas atuar. A escolha é bastante pessoal.
📌 Aprenda sobre outras áreas. O cartório será como qualquer outra empresa. Portanto, para atuar com eficiência, será necessário o entendimento sobre as áreas administrativa, gestão de pessoas, gestão financeira, recursos humanos etc.
📌 Você será responsável por guiar, supervisionar, orientar e até mesmo motivar cada membro da sua equipe. Não se esqueça que você será o líder.
📌 Analise o cenário atual do cartório. Após a escolha da serventia, conheça-a com detalhes:
✅ Como são os processos internos?
✅ Como é a equipe?
✅ A infraestrutura está adequada?
✅ O que pode ser melhorado?
📌 Tome cuidado com a ansiedade em querer resolver tudo de uma vez. Será necessário ter calma e agir com racionalidade nesse momento.
📌 Defina metas para o futuro próximo e crie estratégias junto com a sua equipe.
📌 Por fim, uma das principais dicas que eu posso te dar é: seja um exemplo e não ceda à insegurança nem ao medo de arriscar. Lembre-se que imprevistos acontecem. Evite se frustrar com pedras no percurso.
Gostou das dicas de hoje? Continue acompanhando o Blog do DG para saber mais sobre o mundo extrajudicial. Boa sorte na sua jornada!