Cartórios geram mais de 450 mil empregos, aponta estudo.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Esse número surpreende você? Pois é. É impactante ter noção, com números, do quanto as atividades notarial e registral geram empregos em todo o Brasil. Esse número foi atingido por um estudo, realizado por Vander Zambeli Vale, que é oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

      Vander apresenta a metodologia e os resultados do seu estudo no artigo “Impacto dos serviços notariais e de registros públicos na geração de empregos ”. Para fazer a pesquisa, o registrador considerou dados de empregos diretos, indiretos e por efeito-renda. É importante mencionar ainda que foram incluídos os cartórios presentes nos 5.570 municípios brasileiros.

      O autor do estudo calculou os empregos diretos a partir de dados do site do Conselho Nacional de Justiça ‐ Justiça Aberta, onde são armazenadas as informações das serventias de todos os segmentos e de todo o Brasil. Já os empregos indiretos e por efeito‐renda decorreram das fórmulas apontadas em artigo de Sheila Najberg, assessora da Presidência do BNDES, e Marcelo Ikeda, Economista do Convênio BNDES‐PNUD.

      A pesquisa levantou o período do 1º semestre de 2018 e resultou em 104.365 mil empregos diretos, 58.966 mil empregos indiretos e 292.935 mil empregos por efeito-renda, totalizando 458.266 empregos gerados pelos cartórios de todo o País.

      A partir desses resultados, é correto afirmar que o trabalho de pesquisa realizado pelo registrador colabora com o conhecimento dos cidadãos brasileiros, que usam os serviços dos cartórios diariamente e precisam compreender de forma clara e objetiva os impactos positivos das atividades notariais e registrais. Acesse o artigo que apresenta o estudo completo aqui .

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens