Recentemente vivi uma experiência bastante gratificante, ao realizar uma caminhada de aproximados 50 quilômetros à cidade de Aparecida, em um único dia. Foi uma jornada de aproximadas 13 horas, muito desgastante fisicamente, mas com uma evolução espiritual imensurável.
Inúmeros foram os motivos que me levaram a percorrer o trajeto, sendo o principal deles a gratidão. Por isso, gostaria de abordar a importância de termos objetivos em nossas vidas, sem os quais não conseguimos crescer.
Se alguém me perguntasse, semanas antes da romaria, sobre o que eu pensaria em caminhar 50 quilômetros em um único dia, diria que provavelmente não seria capaz, mesmo sendo um grande fã de práticas esportivas. Apesar da improvável realização do feito, fui capaz de fazê-lo, pois tinha em mente um objetivo maior, o intuito de demonstrar a gratidão por inúmeros fatos ocorridos ao longo de minha vida. Sem o objetivo, certamente as coisas não fluiriam como efetivamente fluíram.
Um dos membros da turma que participou da caminhada falou a seguinte frase, horas após o início da jornada, já desgastado pelas duras trilhas que levavam a Aparecida: “Não me recordo da última vez na vida em que saí de minha zona de conforto, mas estou muito feliz com isso!”
Para alcançar grandes objetivos, precisamos nos mexer, deixar de lado o piloto automático com que a vida moderna nos conduz. Em um mundo cheio de facilidades, está cada vez mais raro nos esforçarmos para realizar os sonhos que movimentam o nosso interior.
Sempre deixamos aquele aperfeiçoamento acadêmico para o ano que vem, a ajuda ao próximo para o mês que vem, a dieta para a segunda que vem…, e por aí vai! Fácil, né? Pode ser, mas tão fácil quanto sem significado.
O trabalho que desenvolvo na coluna é voltado a difundir como os cartórios podem contribuir para a vida das pessoas, mas após essa tocante experiência, resolvi fugir um pouco da rotina para deixar a mensagem: termos objetivos e fé nos leva a lugares aparentemente inatingíveis! Experimente!