DG Entrevista – Vívian Leila de Oliveira Santos.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Vívian Leila de Oliveira Santos

      Profissão: Tabeliã de Protesto

      Data de Nascimento: 11/12/1981

      Site/Redes Sociais: https://www.instagram.com/vleila5/

      Time de Futebol: Atlético Mineiro

      Hobby: Artesanato, Leitura, Cinema

      Uma música: Dia Branco – Geraldo Azevedo

      Um ídolo: Francisco Cândido Xavier

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Dentre as diversas vantagens que podemos elencar na prestação dos serviços extrajudiciais, destaca-se a segurança jurídica, decorrente da fé pública da qual os agentes delegados estão investidos, em razão do concurso público de provas e títulos pelo qual passaram. A rigorosa seleção desses profissionais permite à população qualificado acesso às informações acerca de vários instrumentos jurídicos, os quais permitem regularizações de situações de fato, a exemplo das uniões estáveis, usucapião, partilha de bens, entre tantos outros.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Ante a multiplicidade de atos de extremo interesse da população em geral, mostra-se árdua a tarefa de apontar apenas um. Entretanto, tomando como critério a interdependência destes atos, elegemos como o mais relevante dentre aqueles praticados pelas serventias extrajudiciais o registro de nascimento, visto tratar-se de porta de entrada  para os demais atos da vida civil de qualquer indivíduo, facultando-lhe o exercício de direitos e deveres, tanto na relação entre particulares, bem como frente ao Estado.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Em situação análoga a qualquer instituição de grande porte, os serviços extrajudiciais apresentam a necessidade constante de adequação aos paradigmas dos tempos atuais. Neste sentido, é primordial que promovamos perante a sociedade a visão da real situação dos cartórios contemporâneos, que se mostram cada vez mais eficientes e modernos. A população em geral traz uma visão inadequada e ultrapassada sobre os serviços delegados. Falsas premissas são disseminadas, por ignorância ou má-fé, destoando das imensas contribuições sociais pelas quais são responsáveis aqueles que exercem o múnus da atividade notarial e registral. Dessa forma, impende mudarmos a imagem dos ofícios perante a coletividade e, consequentemente, dos usuários dos respectivos serviços.

      4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Aos leitores deixo minha sincera admiração, pois aqueles que procuram esse tipo de conteúdo denotam interesse em se aprimorar cotidianamente. Acredito, ainda, que reconhecemos um ser humano notável naqueles que não se conformam com as situações postas, lutando para vencer suas fragilidades e contribuir para a evolução coletiva. Nas palavras de Theodore Roosevelt ”Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; que luta bravamente (…) porque não há esforço sem erros e decepções; (…) que, na melhor das hipóteses, conhece no final o triunfo da grande conquista e que, na pior, se fracassar, ao menos fracassa ousando grandemente”.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens