DG Entrevista – Victoria Ushuaia Passos Escobar.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Victoria Ushuaia Passos Escobar

      Profissão: Registradora Substituta Civil

      Data de Nascimento: 11-11-1995

      Site/Redes Sociais: @vicaescobar

      Time de Futebol:  Grêmio

      Hobby: Ler

      Uma música: Podres Poderes – Caetano Veloso

      Um livro: Claraboia – José Saramago

      Um ídolo: José Saramago

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Olha, percebo que são vários, mas o que mais tem chamado a minha atenção vem sendo a forma como conseguimos desburocratizar algumas situações, como os reconhecimentos de paternidade que são realizados todos os dias nos balcões dos Ofícios de Cidadania, as alterações de gênero e até reconhecimentos socioafetivos. Processos que antes iriam para o Judiciário e hoje em dia são realizados com segurança e agilidade com todos os cuidados que os atos requerem. 

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Para mim o registro de nascimento é o ato de maior relevância dentro dos atos praticados pelas serventias extrajudiciais, é um ato que tem um significado imenso. É o início da cidadania daquela pessoa. É o início dos seus direitos e dos seus deveres, de certa forma.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Acredito que seria a visão arcaica que as pessoas ainda têm da atividade. A atividade tem se esforçado muito para se modernizar e atender da melhor forma possível, infelizmente algumas leis não condizem mais com os novos tempos, mas acredito que as Corregedorias Estaduais e o Conselho Nacional de Justiça têm agido junto com os registradores e tabeliães para suprir algumas lacunas existentes, mas ainda há uma visão um tanto ruim das serventias. Isso me entristece um pouco, pois sabemos que a função dos registradores e tabeliães vai muito além de um carimbo e uma assinatura.

      4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores no momento de pandemia?

      Acredito que essa atuação mostrou ainda mais a importância da atividade, tanto pelos números disponibilizados na Central de Registro Civil quanto na própria atividade, que se manteve ativa durante toda a pandemia. A atuação das serventias extrajudiciais auxilia as pessoas diariamente a exercerem seus direitos, seja por meio de um registro de nascimento, ou até mesmo uma procuração.

      5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Fico muito feliz de saber que tem mais gente que vê a atividade registral e notarial com o mesmo olhar que o meu. Há muito mais dentro dessa atividade do que um mero carimbo. Lidamos diariamente com a vida das pessoas, seja num registro de nascimento, na primeira compra de uma casa, esses momentos tão especiais na vida de alguém, mas também estamos lá nos momentos difíceis, como no registro de óbito. Eu vejo o Registro Civil como um grande arquivo que conta a história da sociedade. Cada página de cada livro conta a história de alguém, eu acho isso muito bonito de certa forma. Me faz dar mais valor ainda ao meu trabalho.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens