DG Entrevista – Marília Silva Calixto de Souza Teobaldo.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Marília Silva Calixto de Souza Teobaldo.

      Profissão: Advogada.

      Data de Nascimento: 03/08/1993.

      Site/Redes Sociais: @cartorionofoco

      Time de Futebol: Sport Club do Recife.

      Hobby: Ir à praia.

      Uma música: Eu cuido de Ti – Canção e Louvor.

      Um ídolo: Jesus Cristo.

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Penso que é impossível enumerar todos os benefícios, mas sem dúvida a segurança jurídica e a dignidade que os cartórios trazem para a sociedade são dos maiores e mais lindos que existem no direito, motivos que me deixaram apaixonada.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Vou começar a resposta com a frase que usamos no nosso instagram: "Todo mundo, em algum momento na vida, passará por um cartório". Pra mim é o cerne, é onde a maioria das pessoas identificam e conhecem um cartório, incluindo o simples matuto que procura registrar o seu filho naquele cartório humilde do interior; presenciei muitos dizendo: vamos registrar o bebê no cartório de "dona Lulu" (era oficiala lá no interior do Afogados da Ingazeira- PE), e nunca imaginaria o tanto de possibilidades que ele ofertava. Do nascimento à morte do indivíduo a participação das serventias na vida do ser humano é incontestável e traz dignidade, a ponto de serem chamados de ofícios da cidadania.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Com certeza dar mais visibilidade para que o público conhecesse melhor o que há por trás de um cartório, não apenas a burocracia. Deveria começar dentro da faculdade de direito, elegendo não como matéria eletiva, mas sim como matéria obrigatória, para que os bacharéis já saíssem com noção de que o direito está interligado ao direito notarial e registral. Para que todos conhecessem a segurança que existe por trás de um simples balcão, pois quando todos entendessem os benefícios, a sociedade passaria a valorizar mais o trabalho que está sendo desempenhado. Inclusive, daria muito mais ênfase aos RCPNS, um trabalho encantador e pouco valorizado.

      4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Não tenho palavras para agradecer tanto carinho que nossos seguidores e amigos nos dão. É muito bom conviver com vocês nessa caminhada de estudos constantes, na qual há dias em que tenho vontade de desistir, mas logo ergo forças e me lembro de vocês e que muitos precisam da minha ajuda e mesmo que seja tão pequena em meio a milhares de pessoas, sei que Deus planejou esse momento e todos esses amigos para a jornada ficar mais leve e divertida. Muito obrigada, vocês são presentes de Deus para nós e não canso de dizer isso. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens