DG Entrevista – Marcos Ortiz.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Marcos Ortiz

      Profissão: Especialista em soluções de T.I. para cartórios

      Data de Nascimento: 08/09/1970

      Site/Redes Sociais: www.spcm.com.br / @siplancontrolm

      Time de Futebol: Santos

      Hobby: Corrida de rua

      Uma música: Dust in the Wind – Scorpions

      Um ídolo: Deus, o único a quem devemos idolatria.

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      A tão conhecida Segurança Jurídica para os negócios. Eu fico admirado quando vejo pessoas públicas, muitas delas até profissionais do Direito, menosprezando a importância dos serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais, o que revela um enorme desconhecimento da atividade. Certamente, haveria uma Economia muito menos desenvolvida se não houvesse a atuação dos cartórios na prevenção dos inúmeros litígios possíveis de ocorrer em qualquer negociação comercial. Outro benefício é a celeridade na solução de casos que envolvem atos que, antigamente, eram restritos ao judiciário, como nos processos de separação, divórcio, inventário, carta de sentença etc. À medida em que essas informações chegarem com maior clareza à população, com toda certeza haverá um maior reconhecimento dos benefícios da atividade dos notários e registradores à sociedade brasileira.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Todos os atos têm a sua importância, mas não dá para negar que aquele que afeta 100% da população é o Registro de Nascimento. Penso ser o ato mais importante para as definições de políticas públicas que envolvam saúde, educação, segurança entre outras. É quando a pessoa, de fato, passa a ser um cidadão brasileiro. Não à toa, a Lei Federal 13.484/17 batizou os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais de “Ofício da Cidadania”.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Uma mudança muito positiva seria se houvessem normas de serviço e tabelas de custas únicas para todos os estados. A meu ver, a diversidade de regras e critérios hoje existente contribui muito para distorcer a imagem dos cartórios junto à população.

      4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      O Blog do DG tem feito um importantíssimo papel de orientação e disseminação das atividades e inovações na área do Direito Notarial e Registral. Como profissional na área de T.I. e atuante no segmento notarial e registral há quase 30 anos, é muito bom ver iniciativas que utilizam os canais eletrônicos para disseminação de conteúdo relevante nessa área. Aliás, diferente de alguns que a enxergam como adversária, a tecnologia é a maior aliada dos cartórios e o caminho para a consolidação de sua importância na sociedade para por ela. Aproveito para convidar todos a conhecerem o projeto que temos em parceria – a Academia SPCM – que é a mais completa plataforma de EAD especializada em conteúdos sobre Direito Notarial e Registral.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens