Nome Completo: Lorruane Matuszewski
Profissão: Oficial de Registro de imóveis, Títulos e documentos e Pessoa Jurídica no Estado de São Paulo
Data de Nascimento: 15/12/1985
Site/Redes Sociais: instagram:lorruane
Time de Futebol: Realmente não tenho. Nunca consegui entender como se forma a paixão humana por futebol, rs.
Hobby: Não tenho um hobby específico. Mudo a maneira de me distrair conforme a fase de vida e o tempo disponível. Tive a fase de pesquisar mais sobre arquitetura e arte, me dedicar um pouco a isso, acompanhar leilões de arte e até arrematar boas obras! Mas o tempo é escasso e ultimamente meu hobby é começar a assistir séries que nunca termino, rs.
Uma música: São tantas… Vou indicar três:
“Vai (menina amanha de manha)” do Tom Zé, que é a música mais feliz que existe e capaz de levantar qualquer humor. Pra ouvir e cantar no banho: Dream a little Dream of Me na voz de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong e pra dançar: Catch and Release; Matt Simons.
Um ídolo: Minha avó e minha mãe. Minha avó é polonesa e veio para o Brasil para fugir da guerra.. Por tudo que já enfrentou, é uma pessoa que tem vontade de viver e nunca perdeu a capacidade de se encantar com a vida. Minha mãe, por todos os princípios e conselhos que me passou em minha formação, e que com certeza me ajudaram a tomar melhores decisões em minha jornada. Sem dúvida, são minhas principais referência na vida.
1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?
Diria que os cartórios atuam como defensores da liberdade. Sabemos que os cartórios exercem diversas funções, mas tutelar a propriedade pode ser apontado como o tronco de atuação dessa importante instituição. E defender a propriedade é defender a liberdade. Por exemplo: uma das primeiras atitudes de Ariel Sharon, quando se tornou primeiro Ministro de Israel, foi queimar os Registros de Propriedade Palestina. Assim, nenhum palestino poderia confirmar, ou defender seus direitos sobre a propriedade imobiliária. Limitar a propriedade privada é uma forma de limitar a atuação do indivíduo na sociedade. O maior benefício dos cartórios, em minha visão, é tutelar a propriedade, seja ela imobiliária, mobiliária ou creditícia, e por decorrência, tutelar a liberdade.
2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.
Essa pergunta é muito difícil! Vou citar dois: o registro de nascimento e a compra e venda imobiliária, por serem os atos mais ordinários durante a vida de um indivíduo, a quem tenha sido assegurada dignidade. O registro de nascimento é obrigatório para todos. É ele que de fato marca o timbre da existência na vida social. E a compra da própria casa, embora seja um sonho não alcançado por todos, ainda pode ser apontado como o sonho que permeia o ideário da maioria dos indivíduos, independente da condição econômica.
3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?
Gostaria que nossa atividade fosse melhor conhecida por legisladores, julgadores e usuários do serviço, que, em algumas situações, parecem desconhecer a história, evolução e importância das instituições notariais e registrais no desenvolvimento da sociedade. Por isso, iniciativas como o Blog do DG são tão importantes, para que a internet seja utilizada como meio de propagação desse conhecimento jurídico tão específico que é o direito notarial e registral.
4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação
Aos que ainda não ingressaram na atividade notarial/registral, mas estão buscando uma aprovação: nossa atividade é altamente complexa, e cheia de desafios diários. Não espere um futuro fácil pela frente. Mas é uma atividade belíssima de ser exercida e que nos proporciona diariamente o sentimento de sermos efetivos agentes construtores da identidade da cidade em que atuamos. Aos que já são meus colegas na área, meus votos de que nossa atividade se desenvolva forte e atuante, visando assegurar as garantias constitucionais dos usuários de nosso serviço.