DG Entrevista – Larissa Águida Vilela Pereira de Arruda.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Larissa Águida Vilela Pereira de Arruda

      Profissão: Tabeliã, Registradora Civil e Professora

      Data de Nascimento: 05/11/1982

      Site/Redes Sociais: @larissaaguida

      Time de Futebol: Brasil

      Hobby: ler, e agora estou retornando aos poucos às corridas

      Uma música: Celebrar, Banda Jammil

      Um ídolo: Tenho vários. Na minha vida pessoal tenho com ídolos meus pais, pelo exemplo de vida, retidão e capacidade de lidar pelos problemas da vida com serenidade. Na minha vida profissional … ahh… você é um deles !!! Já te disse que admiro demais seu trabalho, um grande profissional da área, divulgando nossa atividade e realizando diversos cursos. Também admiro muito o André Villaverde, o Christiano Cassettari e a Martha El Debs, que são grandes profissionais da área notarial e registral, e me inspiram em sua trajetória profissional.

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Muito difícil abordar o maior dentre tantos os benefícios que as serventias extrajudiciais proporcionam para a sociedade brasileira. Mas o que me vem à mente, neste momento, é a importância com relação a desjudicialização. Hoje sabemos que o Poder Judiciário não é a única fonte de acesso à Justiça, já que por meio das serventias extrajudiciais atualmente podemos realizar retificações administrativas do nome e até do sexo no caso dos transgêneros, divórcios, inventários, mediação, usucapião extrajudicial, lavrar atas notariais, além de formalizar uma série de atos jurídicos por meio das escrituras públicas, retificações administrativas no registro de imóveis, além de servir de instrumento facilitador de recebimento dos créditos através dos protestos.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Os atos de registros, tanto de nascimento, quanto de imóveis, pois dizem respeito a direitos da personalidade e da dignidade da pessoa humana. Um registro de nascimento identifica a pessoa no seio da sociedade, demonstrando sua origem familiar. E quando me referi ao registro de imóveis, ele também se liga a dignidade da pessoa humana quando nos referimos a garantia do direito da propriedade.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Eu mudaria a questão da valorização da atividade, e o pensamento de quem está de fora e faz muitas críticas à área! Muitas pessoas ainda não tem o conhecimento de que é algo provido por meio de concurso público, com pessoas extremamente capacitadas, e isso faz com que não valorizem o serviço e também não tenham a confiança na atividade, que sempre é ameaçada conforme as políticas públicas! As pessoas devem conhecer o serviço e seus benefícios e ver como este é prestado com tanta excelência pelos delegatários!

      4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Agradeço a este blog pela oportunidade, na pessoa do Arthur, que vem contribuindo pela difusão de nossa atividade e do conhecimento jurídico na área notarial e registral, que cada vez mais vem ganhando espaço em nossa sociedade, através de um serviço prestado com segurança jurídica, publicidade, autenticidade e eficácia. E espero também poder contribuir neste trabalho e com a difusão da atividade, estando sempre à disposição para novos projetos.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens