DG Entrevista – Laís Mendonça de Toledo.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Laís Mendonça de Toledo

      Profissão: Registradora Civil com Atribuição Notarial

      Data de Nascimento: 09/04/1988

      Site/Redes Sociais: @laistoledo7

      Time de Futebol: Glorioso Clube Atlético Mineiro (Galão da Massa)

      Hobby: Dançar

      Uma música: Gitana (Shakira)

      Um livro: Estrelas Tortas – Walcyr Carrasco (marcou minha adolescência) – ‘Que a gente é como um pedaço da noite. De longe, estrelas perfeitas.

      De perto, estrelas tortas.’ Walcyr Carrasco.

      Um ídolo: eu não tenho um único ídolo, tenho muitos ídolos, alguns famosos, outros anônimos, Jesus, Buda, Yogananda, Dra. Maria do Carmo Toledo Afonso – Registro de Imóveis de Criciúma-SC (minha Tia Carminha), Shakira, Dona Vicença, Dra. Letícia Maculan (Cartório do Barreiro-BH-MG) – a generosidade e autenticidade dessas pessoas me inspiram todos os dias.

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Os cartórios são o primeiro contato da população com a justiça. Quando uma pessoa precisa de uma orientação jurídica o primeiro lugar que ela vai, com certeza, é ao Cartório. A capilaridade das serventias extrajudiciais possibilita que todos indistintamente tenham acesso a uma assessoria jurídica segura e imparcial, seja em uma cidade grande ou em um distrito.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      A meu ver, o ato de maior relevância prestado pelos cartórios é a assessoria jurídica imediata e imparcial.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Eu acrescentaria ainda mais atribuições às Serventias Extrajudiciais, definiria uma tabela única para todos os estados da Federação e diminuiria os valores da TFJ para que os serviços se tornem mais populares.

      4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores nesse duro momento de pandemia?

      Eu tenho tanto orgulho da nossa classe! A pandemia foi e ainda é um momento muito triste para toda a humanidade. Durante a pandemia os notários e registradores mostraram a relevância da nossa atividade na sociedade. Além de continuarmos atuando, superamos e inovamos em meio a todas as adversidades, fortalecendo as centrais eletrônicas e criando os atos eletrônicos do Provimento 100/2020/CNJ – sou muito fã do E-Notariado.

      5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Eu tenho 33 anos e estou na atividade notarial/registral desde os 23, ou seja, praticamente 1/3 da minha vida foi dentro de um Cartório. Meu coração se enche de alegria quando ouço alguém dizer: “Lógico que está certo, aqui o carimbo do Cartório!”. Eu vibro com o nascimento de uma criança, celebro o casamento junto com os noivos, sinto vontade de chorar quando registro um óbito, olho para cada escritura como se fosse um filho, sinto orgulho de todas as etapas e da realização do adquirente. Todos os dias quando eu acordo eu penso: “Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz!” e vejo no exercício diário da atividade notarial/registral uma oportunidade de ser um instrumento nas mãos do Criador, por isso sou grata à Deus por ter me permitido estar aonde estou. Eu amo ser registradora com função notarial.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens