DG Entrevista – Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto

      Profissão: Registradora de Imóveis de Brumadinho/MG

      Data de Nascimento: 22/02

      Site/Redes Sociais: @keziahsilvapinto ; @cribrumadinho ;  www.cartoriobrumadinho.com.br

      Time de Futebol: São Paulo

      Hobby: mountain bike, yoga, bordado

      Uma música: Stairway to heaven, Led Zeppelin

      Um livro: 1984, de George Orwell

      Um ídolo: Nikolas Tesla

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      O maior benefício é a prevenção de litígios, a partir do momento que os negócios e atos perante os cartórios são revestidos de segurança jurídica.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      É difícil escolher um ato de maior relevância. Todos os atos praticados, em cada uma das atribuições notariais e de registro, são fundamentais quer para constituir direitos, quer para resguardar, quer para alterar. Desde o registro de nascimento, formalização de negócios por escritura, onde existe o Tabelião que é isento e tem papel fundamental de zelar pela segurança e lisura na prática do ato, aos registros imobiliários e das garantias creditícias, passando pela cobrança de dívidas do protesto, tudo é relevante. Em todas as especialidades, o mais importante parece ser a prevenção de litígios, quando se qualifica juridicamente o ato ou negócio, exigindo que o mesmo esteja completamente adequado às normas vigentes, bem assim quando se orienta de forma isenta e imparcial a parte interessada.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Acho o sistema registral e notarial brasileiro muito completo e sólido. Não mudaria nada na atividade, mas gostaria que a imagem da atividade fosse melhor, que as pessoas reconhecessem e valorizassem o fundamental papel dos cartórios na vida social. Também mudaria muitas leis que criam burocracia desnecessária e que poderiam ser bem mais simples no cartório. As exigências legais tornam muitos atos que eram para ser simples em atos burocráticos.

      4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores nesse duro momento de pandemia?

      Os notários e registradores desempenham papel fundamental na pandemia, prestando serviço essencial em todas especialidades, pois o registro civil não pode parar, com os assentos de nascimento, casamento e óbito; os tabelionatos de notas precisam continuar formalizando negócios e os registradores imobiliários registrando os atos para manter a economia ativa, facilitando operações bancárias e disponibilidade de dinheiro no mercado. Os tabelionatos de protesto continuam promovendo o crédito seguro e eficácia e agilidade nas cobranças. Enfim, se os cartórios não estivessem disponível para o cidadão no momento da necessidade maior, haveria caos.

      5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Os operadores do Direito, em sua grande maioria, desconhecem ou desprezam a atividade notarial e registral, que é uma das atividades jurídicas mais importante na ponta, atuando diretamente na vida das pessoas. Os notários e registradores são parceiros do cidadão, contribuindo para que os negócios e atos da vida civil estejam revestidos de segurança e legalidade, prevenindo litígios.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens