DG Entrevista – Kendi Felipe Yamamoto.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Kendi Felipe Yamamoto

      Profissão: Tabelião de Notas e Registrador Civil da Comarca de Artur Nogueira-SP

      Data de Nascimento: 06/11/1985

      Site/Redes Sociais: kendify e cartorioan no Instagram

      Time de Futebol: Santos sempre Santos

      Hobby: Jogar futebol

      Uma música: Thrice – The Artist In The Ambulance

      Um livro: A Bíblia

      Um ídolo: Jesus Cristo

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      A Confiabilidade. Hoje, qualquer pessoa de qualquer classe social, que compareça ao cartório sabe que o ato ali praticado – desde um simples reconhecimento de firma até o registro de um fundo imobiliário – obedece aos ditames legais. Apesar do estigma de ‘burocráticos’, essa segurança jurídica que entregamos passamos para a sociedade é exclusivamente nossa. Não há qualquer outra instituição que seja capaz de entregar o que entregamos.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      O registro de nascimento. Sem ele, nenhum ato posterior pode ser realizado. É o puro exercício da cidadania concretizado por meio dos cartórios.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      A mentalidade dos tabeliães de notas e registradores. Em meu concurso, tive o prazer de ter o Dr. George Takeda como examinador. Li um artigo escrito por ele que trata do princípio da eficiência aplicado à nossa atividade em que ele trata de diversas situações que, em uma primeira análise, seriam objeto de intervenção judicial. No artigo, o Dr. Takeda traz várias saídas e formas de resolver aquelas situações extrajudicialmente, solucionando, de forma prática, o problema do cidadão que procura o cartório. É essa mentalidade que eu tento levar para nossa atividade. Devemos ser facilitadores, e não complicadores.

      4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores nesse duro momento de pandemia?

      Primordial. A pandemia acabou mudando a forma de pensar da população. Planos e projetos que estavam em ‘stand-by’ foram colocados em prática. No notas, concretizamos vários sonhos que estavam arquivados no íntimo das pessoas. Com a pandemia, o ‘e-notariado’ veio ao mundo mostrando que a era digital notarial veio para ficar. No Registro Civil, não paramos de trabalhar sequer por um minuto mesmo no auge da pandemia. Ainda, o Brasil e mundo puderam ver o quão importante é o RCPN na medida em que fomos a mais pura fonte de informação de óbitos relacionados ao COVID. Sem sombra de dúvidas, sairemos da pandemia fortalecidos.

      5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      O Blog do DG e o Prof. Arthur foram a minha primeira inspiração no mundo notarial. Quando eu estudava para a magistratura e resolvi mudar o foco para cartórios, minha esposa pediu para eu seguir o perfil do blog no Instagram para acompanhar as dicas. Desde então sempre segui seus conselhos, dicas sobre estudos, acompanhava as lives e lia todas as entrevistas e hoje, graças a Deus, sou um dos entrevistados. A minha mensagem é simples: no seu caminho, escolha caminhar ao lado daqueles que exercem seu mister por amor, pois o amor sempre vence.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens