DG Entrevista – Gabriela Nassar de Castro Palma.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Gabriela Nassar de Castro Palma

      Profissão: Tabeliã de Notas e Protesto

      Data de Nascimento: 18/10/1989

      Site/Redes Sociais: @cartoriodebilac

      Time de Futebol: São Paulo

      Hobby: Crossfit, jazz e tiro esportivo

      Uma música: Ousado Amor de Deus – Isaías Saad

      Um livro: A Bílbia, sem dúvidas. Atualmente estou lendo Mulheres que Correm com os Lobos – Clarissa Pinkola Estés.

      Um ídolo: Jesus. Meus pais e avós.

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Os cartórios são ferramentas essenciais para dar segurança jurídica à população, efetivando direitos e prevenindo litígios. Sem demagogia, os cartórios são responsáveis por dar soluções práticas às vidas e negócios das pessoas, de forma célere e segura, honrando a confiança que as pessoas depositam, possibilitando o fluxo e desenvolvimento social e econômico do país.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Eu acredito que um dos atos de maior relevância é o inventário extrajudicial. Vejo na prática que a celeridade e simplificação do procedimento que os cartórios proporcionam possibilitam a regularização e tráfego imobiliário e de outros bens, permitindo, assim, que as partes envolvidas resolvam rapidamente o que antes levava anos. Subjetivamente, essa celeridade também importa na redução do sofrimento aos envolvidos, que não têm que amargar e prolongar a dor da perda em questões tidas como “burocráticas”.

      Não posso deixar de mencionar, também, a possibilidade que temos agora de lavrar atos por meio da plataforma eletrônica do e-notariado. A possibilidade de assinar uma escritura sem sair de casa ou do escritório, bem como a movimentação de documentos pela via eletrônica, proporciona ainda mais agilidade às transações e tem economizado tempo e dinheiro às partes.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Talvez a minha resposta não seja com relação à atividade propriamente dita, mas sim ao seu alcance e difusão. Eu acho que falta conhecimento sobre a atividade. Penso que seria muito bom se houvesse uma disciplina voltada às Notas e Registros Públicos na graduação, para que o bacharel em Direito, seja qual caminho siga, tenha ao menos uma noção de como funciona o sistema brasileiro, pois seja como advogado, juiz, promotor etc. sempre haverá oportunidade em que terá que enfrentar questões notariais e registrais. Assim, além de uma atuação mais técnica no caso concreto, pode ajudar os profissionais a dar outras soluções aos clientes, diversa da via judicial.

      4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores nesse duro momento de pandemia?

      As pessoas estão com medo e fragilizadas, então nosso papel é continuar garantindo a segurança jurídica de forma humanizada e com sensibilidade, seja atendendo as pessoas pelo sistema de “drive-thru”, por meio do e-notariado ou, ainda, presencialmente, seguindo todas as medidas de proteção para receber as pessoas no cartório. De todo modo, temos que saber atender com sensibilidade, principalmente porque houve aumento da quantidade de inventários cuja causa da morte é a COVID-19, bem como aumento da quantidade de protestos em decorrência da crise econômica, dentre outras situações.

      5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Eu sou uma entusiasta da profissão. Sempre digo que se pudesse voltar atrás, eu teria feito tudo novamente, pois foi onde me encontrei dentro do Direito, então não teria como seguir qualquer outro caminho. A trajetória é árdua e existe muita idealização sobre a atividade, mas a verdade é que poder prestar um serviço de qualidade à população, resolvendo de forma rápida e segura as mais diversas questões que nos são demandadas, é muito gratificante. A sensação de “fazer acontecer” se faz presente todos os dias, então se você se imagina fazendo acontecer, o caminho a ser trilhado é possível! Não desistam e confiem em Deus. Jamais excluam Deus dos seus sonhos.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens