Nome Completo: Fabiana Martins Constantino Fernandes
Profissão: Tabeliã
Data de Nascimento: 04/01/1978
Site/Redes Sociais: facebook (Fabiana Martins) e instagran (fabiana1761)
Time de Futebol: não tenho
Hobby: ouvir música, cantar e dançar, apreciar a natureza.
Uma música: O que é, o que é? (Gonzaguinha)
Um livro: Pollyana (Eleanor H Porter), li quando criança e me encantou por ensinar a sempre ver o lado positivo dos acontecimentos.
Um ídolo: Ayrton Senna
1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?
Sem dúvida é garantir a segurança jurídica, prevenção de litígios e hoje em dia também a agilidade e desburocratização através de atos que estão sendo desjudicializados e atos eletrônicos.
2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.
São todos os tipos de Escrituras Públicas, quer seja compra e venda, doação, declaratória, pois é o ato onde verificamos profundamente sua validade jurídica, requisitos e em especial colhemos as manifestações de vontade.
3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?
Trazer mais atos judiciais para o extrajudicial, algo que já vem acontecendo, porém, acredito que o rol pode ser ampliado e também a visão que infelizmente algumas pessoas ainda tem, influenciadas muitas vezes pela mídia, de que cartório é burocrático, exige demais, que somos dispensáveis, mina de ouro etc.
4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores no momento de pandemia?
Foi de suma importância. Ficou evidente como nossos serviços são essenciais à população que, aliás não deixou de ser atendida em nenhum momento aqui. Provamos nossa eficiência e atendemos rapidamente a demanda com segurança e profissionalismo. Foi muita dedicação diante de tanta incerteza e pânico, uma prova de amor ao trabalho e de muito comprometimento da equipe.
5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.
Nunca desistam de seus sonhos. Acreditem em seu potencial, tenham uma meta e façam tudo, de forma honesta, para alcança-la. Serão muitos nãos, mas a persistência, otimismo, disciplina e acima de tudo fé e resiliência levarão à vitória.
Como diz o meu marido: “Nunca faça algo como um derrotado”.
O caminho é longo, difícil, mas somente quem não desiste chega lá. Tenha sempre gratidão a tudo e a todos.