DG Entrevista – Denise Fernandes da Cruz.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Denise Fernandes da Cruz

      Profissão: Administradora de Empresas e apaixonada por transformar realidades através da gestão.

      Data de Nascimento: 25/12/1973

      Site/Redes Sociais:

      Instagran: @txaidesenvolvimento

      Youtube: txaigestaocartorio

      Facebook: TXAI Desenvolvimento

      Time de Futebol: Grêmio

      Hobby: Andar de bicicleta, ler um bom livro, assistir um bom filme, passear com a família e os amigos, ouvir uma boa música…. São muitos….rsrs

      Uma música: Coragem – Diogo Nogueira

      Um livro: E se você viver mais de 100 anos? – Cláudio Ambrósio

      Um ídolo: Meu pai João Fernandes

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Considero como principal benefício atender a necessidade da sociedade através de segurança jurídica, celeridade e efetividade. Todos estes itens com a mesma proporção de entrega. Não basta atender com segurança jurídica e levar 30 dias para entrar uma documentação. Como também não basta entregar com celeridade, sem a segurança devida nos documentos. 

      A sociedade precisa deste serviço para o desenvolvimento econômico dos municípios, gerando com mais eficiência a economia local, melhorando os negócios, as relações e interesses individuais. Caso os cartórios não façam a entrega que a sociedade precisa, existe um risco de ser desenvolvido outro tipo de serviço que venha a substituir os cartórios, como aconteceu com a entrada do Uber no mercado, substituindo os táxis.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Acredito que todos os atos praticados pelos cartórios são relevantes, pois caso contrário, não necessitam existir. 

      Como respondi na pergunta acima, o que precisa estar em evidência, é que os serviços existem para atender uma demanda da sociedade. Simples assim!

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Investiria cada vez mais em gestão, inovação e modernização. O meu sonho é ver os cartórios 4.0 com todos os setores com gestão e muitas tecnologias, gerando dados para uma tomada de decisão eficiente que possa ser controlada pelo titular de qualquer lugar, que possa servir a sociedade de uma maneira célere, ágil e prática. Mudar a imagem dos cartórios de um serviço burocrático para um serviço útil para o desenvolvimento acelerado da economia do país, com garantia e segurança jurídica sobre qualquer tipo de ato.

      4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores nesse duro momento de pandemia?

      Sem dúvidas os notários e registradores foram uns dos protagonistas para amenizar a crise que era iminente no Brasil. Os cartórios foram, na minha visão, “essenciais” para a retomada econômica. Observo a pandemia com olhar positivista, não pelas mortes, obviamente, mas pelos importantes avanços que o segmento alcançou, como muitos dizem, foram 5 anos em poucas semanas. Neste período tivemos a modernização de muitos processos que estavam parados no tempo devido a necessidade de autorizações das corregedorias, além de modelos mentais de alguns titulares. Os titulares de cartórios passaram a compreender a importância da gestão, pois aqueles cartórios que já tinham sua gestão consolidada, o impacto foi infinitamente menor.

      Agora é necessário manter tudo que foi conquistado, e seguir, fazendo o que é preciso para contribuir ainda mais com a sociedade!

      5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação. 

      Quero manifestar a minha gratidão, por poder estar aqui neste espaço, compartilhando um pouco sobre o meu olhar do segmento, já são mais de 15 anos no processo de implementação de gestão organizacional em cartórios extrajudiciais brasileiros e mais de 20 estados da federação.

      Eu acredito efetivamente no propósito que os cartórios têm com a sociedade.

      E para aquelas pessoas que me acompanham, também manifesto a minha gratidão, pois acredito que nada pode ser feito sozinho. Tudo que faço é junto e através das pessoas.

      São espaços como este, que podemos compartilhar o olhar para o "mais", para aquilo que beneficia a "todas" as partes interessadas.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens