Nome completo: Bruna Fabiana dos Santos Bombardelli
Profissão: Registradora Civil – RCPN
Data de nascimento: 09/09/1979
Site/ Redes Sociais: @brubombardelli
Time de futebol: Grêmio Futebol Porto Alegrense
Hobby: Ler
Uma música: Vento no litoral (Legião Urbana)
Um livro: Concerto campestre, de Luiz Antonio de Assis Brasil
Um ídolo: minha mãe
1 – Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?
As serventias extrajudiciais trazem benefícios para a sociedade brasileira em todas suas esferas, ou seja, todos os atos praticados por registradores e notários são de suma importância, garantido a segurança jurídica no serviço prestado, visto que muitas vezes, o primeiro contato que o cidadão tem com o universo jurídico é indo a um cartório, podendo questionar e pedir orientações para o que deseja fazer e como proceder, independente de poder socioeconômico ou grau de escolaridade.
2 – Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.
Difícil destacar somente um ato que tenha maior relevância, todos os atos praticados pelas serventias extrajudiciais têm importância. No Registro Civil de Pessoas Naturais, por exemplo, praticamos os atos de registro de nascimentos, casamentos, reconhecimentos de filho, dentre outros e findando a personalidade pelo registro de óbito, onde todos esses atos são de extrema relevância. Já no Tabelionato de Notas, é onde o cidadão consegue fazer uma escritura pública de compra e venda, ou se inventário e partilha, dentre tantos outros atos, que ali praticados, possuem fé pública, onde novamente podemos ter uma garantia jurídica.
3 – Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?
Hoje, já temos muitas mudanças dentro da área notarial e registral, inclusive suas normas estão sendo mais flexibilizadas, não estão mais “engessadas” a leis retrógradas, que na maioria das vezes não davam chance do notário ou registrador resolver questões a eles apresentadas e que poderiam muito bem, resolvê-las. Acredito que o Direito Notarial e Registral deva evoluir, de acordo com a evolução da sociedade, então se eu pudesse mudar algo, seria por leis mais modernas, que resolvem a necessidade da sociedade, com sua devida cautela garantido sempre a segurança jurídica.
4 – Como enxerga a atuação de notários e registradores no momento de pandemia?
Na minha visão, pude confirmar o que já pensava desses profissionais, que a atuação na sociedade é imprescindível, considero que exercemos serviços essenciais, tanto que em todo período pandêmico, continuamos atendendo ao cidadão. Também serviu para modernizarmos ainda mais as serventias extrajudiciais, para garantir o atendimento à população.
5 – Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.
A área registral e notarial é apaixonante, atuo há 26 anos dentro da área registral, e todos os dias há algo novo para se aprender. Nunca há tédio, e para quem gosta de estudar, este é um ramo que sempre estamos estudando e aprendendo diariamente. Não podemos ficar parados, como gosto de falar, não podemos ficar engessados, temos que evoluir conforme a evolução da sociedade.