DG Entrevista – Alberto Rodrigues Freire.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Alberto Rodrigues Freire

      Profissão: Registrador Civil da Comarca de Bilac/SP e Tabelião interino em Piacatu/SP

      Data de Nascimento: 26/12/1977

      Site/Redes Sociais: @cartorio_civil_de-bilac

      Time de Futebol: SantosFC      

      Hobby: futebol e leitura

      Uma música: Deus e eu – Leandro Borges

      Um ídolo: Ayrton Senna da Silva e finalizo com uma frase do meu ídolo, que está sempre vivo nas doces lembranças nos corações dos que o admiravam. “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Dentre tantos, considero a celeridade o principal deles, pois permite ao usuário, ao se deparar com a necessidade de alguns dos serviços prestados pelo cartório, tais como, a realização de inventários, divórcios, cartas de sentenças e tantos outros, os obterem de maneira ágil.

      As serventias também são um aliado muito importante para nossa sociedade, estão presentes em todos os municípios, em algumas circunstâncias é o único local onde o cidadão procura para dirimir dúvidas, em que pese existir uma resistência e ainda uma crença limitante por parte dos usuários, de que os cartórios são sinônimos de burocracia.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      O registro de nascimento, por tratar-se de ato inaugural da personalidade do indivíduo, como também, ferramenta indispensável para o exercício de sua cidadania.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      As entidades de classe diante da disparidade existente na atividade, não conseguem satisfazer fielmente as necessidades de seus associados, por exemplo no que tange à tributação. Não é uma crítica a nenhuma entidade específica, é a conclusão de que o que é primordial para um cartório deficitário, possa ser irrelevante para um cartório maior.

      4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Para alcançar o nosso objetivo, devemos fazer primeiramente o que gostamos; não se dedique a passar no concurso de cartório apenas por dinheiro, é uma atividade fantástica, onde você será o guardião da legalidade, dentre outros princípio basilares da atividade, devendo ter uma atitude exemplar durante sua vida.

      Eu trabalho desde 14 anos em serventia registral, tudo que tenho e sou é graças ao “cartório”; até minha esposa, conheci quando ia pagar os títulos no protesto da empresa em que trabalhava.

      Para aqueles que são funcionários e desejam ser titular de uma serventia, sou a prova de que é possível, mas dependerá apenas de você, nessa caminhada que não é fácil; uma frase que eu gosto muito é do Bill Gates: “é bom celebrar o sucesso, mas é mais importante ter em conta as lições do fracasso.” Se não obtiver êxito continue, mas tire as lições doloridas para obter o sucesso em breve.

      Hoje existem inúmeras pessoas que poderão ajudá-lo nesta jornada, o professor Arthur Del Guércio Neto do Blog do DG é um dessas; se dedique e nunca pense em desistir que você chegará lá: se precisar, pode contar comigo.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens