As atividades notarial e registral exercem um papel social extremamente importante, uma vez que contribuem para a harmonia da sociedade, por meio da prevenção de litígios, garantia de segurança jurídica e estabilização das negociações privadas.
A função dos notários e registradores é assessorar e orientar os usuários de seus serviços, de acordo com as leis que regem sua atuação. É válido destacar que os cidadãos que procuram os serviços extrajudiciais geralmente têm muitas dúvidas e, em todos os casos, confidenciam seus problemas a estes profissionais procurando uma solução.
Imparcialidade
Isso mostra que estes serviços vão muito além dos negócios jurídicos. As situações podem ser as mais diversas, o que reforça ainda mais a relevância dessas atividades para a sociedade à sua volta. Os notários e registradores conciliam e mediam conflitos, de forma totalmente imparcial, promovendo a paz social.
Justiça
Além de tudo isso, os profissionais atuam em prol da Justiça, administrando o direito daqueles que procuram consenso. Ou seja, eles asseguram a paz e a estabilidade e evitam possíveis litígios que podem se transformar em conflitos judiciais – longos e complicados.
Credibilidade
Podemos concluir com a credibilidade que passam os notários e registradores, dotados de fé pública e delegados pelo Estado, automaticamente incumbidos de confiança, também por oferecer serviços fiscalizados por órgãos públicos e regulamentados por leis.
YouTube
Aproveite o assunto e assista aos vídeos do Canal do DG, no YouTube, sobre outros aspectos das atividades notarial e registral:
· Direito Notarial e Registral- O Direito do Futuro
· Lives do DG – Christiano Cassettari – Direito Notarial e Registral
· 3 Leis Fundamentais para Compreender a Atividade Notarial e Registral
· Academia SPCM – O Melhor do Direito Notarial e Registral