Descubra dados e números relevantes do segmento extrajudicial em 2021.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      A cartilha Cartórios em Números, publicada anualmente pela Associação Nacional de Notários e Registradores (Anoreg-BR), referente ao ano de 2021, já está disponível e alguns números devem chamar a atenção de pessoas interessadas pelo segmento.

      Você imagina quantos empregos são gerados através dos cartórios? Segundo a cartilha, o número de pessoas empregadas direta ou indiretamente pelos Cartórios de Notas e de Registro brasileiros é de 124.764. Diretamente, o segmento extrajudicial emprega 88.026 colaboradores, sem gerar qualquer custo para o Estado.

      A Lei nº 6.015/1973 determina que haja, pelo menos, um Cartório de Registro Civil em cada município do país. Atualmente, contamos com 13.440 cartórios distribuídos entre as 5.570 cidades brasileiras. São 8.316 Cartórios de Notas e 7.800 Cartórios de Registro Civil, sem mencionar os demais segmentos.

      Além disso, cartórios de todo o Brasil realizaram 2.672.364 comunicações de atos suspeitos ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Economia, em cumprimento ao Provimento nº 88/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incluiu os notários e registradores no combate à corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

      E pode acreditar: 68 bilhões de reais foi o total da arrecadação tributária feita pelos cartórios brasileiros em 2021, sem custo algum ao Poder Público, auxiliando na aferição de receitas para o desenvolvimento social e econômico do país.

      Por fim, em levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, 88% dos pesquisados consideram os cartórios as instituições mais confiáveis do Brasil, ultrapassando Correios, Forças Armadas, igrejas, empresas privadas, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, bancos, Prefeituras e o Governo.

      Ficou impressionado? Quer saber mais? Para conhecer outros números, inclusive dados específicos de cada segmento, leia a cartilha Cartórios em Números na íntegra: clique aqui

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens