Como é feito o testamento cerrado?

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Testamento cerrado, também conhecido como testamento secreto ou místico, é um documento escrito pelo próprio testador ou por alguém de sua confiança, onde o solicitante declara sua vontade após a morte de maneira sigilosa.

      Nesse caso, o testamento deve ser aprovado pelo tabelião que, posteriormente, irá cerrá-lo (costurá-lo) e lacrá-lo com cera quente, devolvendo-o ao testador para sua guarda.

      Nem mesmo o tabelião de notas pode ter acesso ao conteúdo, ficando responsável apenas pela aprovação e selamento. É preciso ficar atento, no entanto, que, no caso de perda ou rompimento do lacre, o documento perde a sua validade.

      Uma das principais vantagens do testamento cerrado é que mantém o sigilo da declaração de vontade do testador até o dia da sua morte. O tabelião e as testemunhas não conhecem necessariamente o conteúdo do documento, muito menos as pessoas que não participaram da solenidade.

      Em contrapartida, se dá a desvantagem pelo fato de que, por esse segredo, após a morte do testador, o instrumento pode não ser encontrado. Diante disso, se dará apenas a sucessão legítima.

      Para que o instrumento possua validade, é necessário que se cumpra os requisitos previstos no artigo 1868 do Código Civil:

      ✅ Assinatura no testamento;

      ✅Comparecimento ao cartório de notas para sua aprovação na presença de duas testemunhas, onde o tabelião lavrará o auto de aprovação na própria cédula testamentária;

      ✅ O tabelião limita-se em declarar a autenticidade do documento e lacrá-lo.

      Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog, as nossas redes sociais e o Canal do DG no YouTube para saber mais sobre esse e outros temas do Direito Notarial e Registral.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens