Artigo – Propósito no trabalho: você sabe qual é o seu? – Valéria Machado Netto.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Muito se fala hoje sobre viver uma vida com propósito ou encontrar seu propósito no trabalho. Inúmeros são os textos e vídeos disponíveis sobre este assunto, parecendo até algo tão extraordinário que ao ser descoberto teria o poder de tudo endireitar como num passe de mágica. Visão esta, que acaba mais afastando as pessoas desta busca do que verdadeiramente atraindo. É que, apresentado assim como receita infalível de felicidade e sucesso, no fundo ressoa como falso.

      Pensando nisto decidimos escrever este texto com o sincero intuito de aproximar as pessoas de seus verdadeiros propósitos. Preferimos o termo aproximar ao invés de idealizar, uma vez que quando encontramos o nosso propósito de vida temos a nítida sensação de o termos detectado e não criado. Interessante, não? Significa dizer que ele está conosco o tempo todo, mas como não o percebemos ele vai se enfraquecendo ao longo da vida até praticamente desaparecer. E é aí que entramos no modo automático de viver, começamos a nos sentir vazios e desanimados para as grandes jornadas. No fundo sentimos uma tremenda falta desta clareza de propósito.

      Vamos agora então entender de uma forma simples o que é um propósito e em seguida descobrir como identificá-lo. Uma das definições de propósito que podemos encontrar no dicionário é a seguinte: “O que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir; objetivo”.

      Se um propósito é algo que se quer alcançar, completamente diferente de uma meta, ele será algo que não se pode atingir ao longo da sua vida, caso contrário ele acabaria e se extinguiria neste momento. Para um propósito existir ele precisa de certa forma, ser inalcançável ao longo da vida e ainda assim valer a pena.

      Outro ponto é que um propósito verdadeiro é focado no outro e não em si próprio. Normalmente quando estamos focados em nós mesmos estamos falando dos nossos objetivos e tudo bem, pois ter objetivos é importantíssimo, apenas não é seu propósito de vida. Muita gente se confunde aqui dizendo coisas como, meu propósito de vida é: a) ser promovido, b) comprar uma casa, c) conhecer o Mundo, d) fazer pós graduação etc. Tudo isso é muito bom e relevante, apenas não é o seu propósito. São as suas metas.

      Seu propósito de vida não irá se extinguir quando você conseguir se formar ou comprar a sua casa, muito pelo contrário seu propósito de vida irá lhe fornecer a energia, foco, vitalidade, resiliência para conquistar suas metas haja o que houver pelo caminho, durante toda a sua vida. Não é, portanto algo para ser alcançado é algo para ser vivido diariamente.

      Detectando o seu propósito:

      1 – Pense no legado que você quer deixar. De modo simples, o que você gostaria que as pessoas que lhe são caras nesta vida falassem a seu respeito na sua ausência? Do que elas mais sentiriam falta? Faça uma lista destas coisas.

      2 – Feito? Agora eleja três ou quatro itens desta lista para escrever uma frase, que verdadeiramente te inspire e te energize, iniciando com um verbo. Exemplos: “Levar alegria para todos os lugares por onde andar.” “Trazer segurança e conforto para todas as pessoas com quem cruzar”. “Ser elemento de paz e compreensão nos ambientes”. “Inspirar coragem e força para todos.” ”Imprimir ritmo e velocidade …” “ Oferecer sabedoria e conhecimento ….”

      Percebem como pode ser algo simples e ao mesmo tempo inspirador? Uma vez detectado você poderá viver seu propósito até o final de sua vida. Ele não terá fim e ainda assim trará sentido e cor para sua vida.

      Cada um de nós tem um propósito inspirador. Dedique-se em detectar o seu. Lembre-se que não precisa inventar um, ele já está com você. Feito isso, coloque-o em prática neste exato momento. Agora e não depois. Use-o para ajudá-lo em decisões difíceis. Cultive-o diariamente. Certifique-se de que está vivendo seu propósito todos os dias. Escolha conscientemente vivê-lo em seu trabalho. Acione-o quando precisar ir além!

      Autor: Valéria Machado Netto

      Professional Coach

      Registro IAC: 56134-230417

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens