DG Entrevista – Julia Dalla Roza Schiavo Kasecker.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Julia Dalla Roza Schiavo Kasecker

      Profissão: Tabeliã, no Tabelionato de Protesto de Imbituva/PR

      Data de Nascimento: 12/09/1991

      Site/Redes Sociais: @protestoimbituva @julia_schiavo

      Time de Futebol: Sport Club Internacional!

      Hobby: Leitura e esportes. Hobby novo, adquirido na quarentena: yoga

      Uma música: Tocando em frente – Almir Sater

      Um ídolo: Minha mãe, pela força, amor, honestidade e dedicação em tudo que faz

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Muitos colegas já lembraram aqui no Blog, em suas entrevistas, da relevância dos cartórios como alternativa à desjudicialização, de sua capilaridade e da segurança jurídica gerada. Por óbvio, concordo que essas características do Extrajudicial contribuem grandemente para a sociedade, de modo que qualquer uma delas poderia seguramente ser a minha resposta. Porém, apenas no intuito de acrescentar novos benefícios, citarei a promoção da dignidade. Dignidade que pode ser facilmente vislumbrada no registro civil, com a formalização de todo histórico de vida, do nascimento à morte; mas que também se verifica no registro de imóveis, com os mais diferentes atos voltados à proteção do patrimônio imobiliário, e, logo, do direito à moradia; no tabelionato de notas, com o testamento, o divórcio e as tantas outras manifestações de vontade; no tabelionato de protesto, com a recuperação de crédito que possibilita que pequenos e grandes negócios sigam e sustentem famílias e empreguem pessoas; no registro civil de pessoas jurídicas e registro de títulos e documentos, com a formalização das pessoas jurídicas de direito privado, que, a exemplo das associações, garantem a consecução de direitos. Por isso, penso que as características inicialmente citadas, ao fim, promovem a dignidade de todo aquele que, nas mais variadas situações e nas mais diferentes realidades sociais (capilaridade), adentra em uma serventia extrajudicial e tem sua questão devidamente resolvida, com qualificação jurídica e fé pública (desjudicialização) e de forma oficial e segura (segurança jurídica).

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Novamente, eu poderia citar inúmeros atos, em especial os do registro civil, a regularização fundiária e o testamento. Porém, mais uma vez na intenção de ampliar o diálogo, opto por destacar o protesto, não apenas sob o ponto de vista da recuperação de crédito, que como mencionei acima, possibilita a sobrevivência de muitos pequenos negócios, mas também sob o viés da pacificação social. Em poucos dias, e, agora, de forma digital e gratuita para o credor em todo o país, os cartórios de protesto resolvem questões creditícias de forma segura e oficial, sem que seja necessário acionar o Poder Judiciário, evitando litígios que sobrecarregariam ainda mais um sistema que já pede socorro. Tem grande relevância, também, na cobrança de títulos públicos, promovendo a recuperação de créditos públicos sem necessidade da custosa, morosa e pouco eficiente execução fiscal, incrementando a arrecadação, valorizando a justiça fiscal e estimulando a adimplência. O impacto do protesto na sociedade, portanto, vai muito além do que normalmente vislumbramos, e por isso o meu destaque aqui.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Gostaria que fôssemos mais compreendidos pela sociedade. Noto que a antipatia existente por parte de alguns em relação aos cartórios é fruto do desconhecimento do nosso trabalho, da forma de ingresso na atividade e, principalmente, da composição das custas (recheada de repasses). Por isso penso ser tão relevante o trabalho de divulgação de nossa atuação desenvolvido nesse Blog e nos outros canais do querido DG. Aproximar a sociedade, tornando-nos mais compreendidos, me faria muito feliz.

      4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Tenho pouco mais de 3 anos de atuação no Extrajudicial, por isso, se eu puder deixar uma mensagem, será direcionada àqueles que almejam exercer essa linda atividade. Minha mensagem é de incentivo para que sigam firmes nos estudos e renovem diariamente a esperança e a motivação para continuar nos longos e cansativos concursos de cartório. Senti na pele o que muitos reclamam: a demora no andamento, a anulação de fases e a queda significativa nas posições em função do grande peso dos títulos. Mas hoje vejo que essas dificuldades, de alguma forma, me prepararam para os desafios que atualmente enfrento dentro da serventia. No tempo certo, as conquistam chegam e nos trazem muita alegria. É muito bonito olhar para trás e ter orgulho da trajetória de estudos, que por mais que conte com a ajuda de muitos, é tão particular e tão nossa.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens