DG Entrevista – Gustavo Paula Leite Rocha Junior.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Gustavo Paula Leite Rocha Junior

      Profissão: Tabelião

      Data de Nascimento: 26/09/1984

      Site/Redes Sociais: www.cartoriocj.com.br

      Time de Futebol: São Paulo

      Hobby: Corrida

      Uma música: Beutiful day, U2.

      Um ídolo: Ayrton Senna, apesar de corinthiano como meu amigo Arthur.

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Garantir segurança jurídica e autenticidade aos mais diversos atos e negócios. É possível que uma pessoa passe a vida inteira sem se servir de atividades jurídicas como a advocacia ou o Poder Judiciário, mas do nascimento à morte e em diversos dos momentos mais importantes da vida do brasileiro estará presente uma serventia extrajudicial. Além disso, a capilaridade contando com a presença em todos os municípios e em grande parte dos distritos existentes no país facilita e muito o acesso do usuário do serviço.      

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Difícil a resposta a essa pergunta. Diante da vastidão de atos praticados pelos cartórios é difícil eleger um como o mais relevante. De toda forma, penso que os atos do Registro Civil, em especial o registro de nascimento, que cuida do início da personalidade jurídica possui grande relevância, pois sem esse ato torna-se inviável o exercício de direitos nas mais diversas esferas. 

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Em uma sociedade em que a celeridade e a simplificação têm ganhado maior relevância, em especial ante a revolução tecnológica e da informação, os notários e registradores devem buscar a simplificação e facilitação da prestação de seu serviço sem se descuidar da segurança jurídica da qual são guardiões.

      Penso que a prática de atos notariais e registrais por via eletrônica e em alguns casos sem a presença física das partes é um caminho que deve ser trilhado em breve.    

      4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Como sei que o blog conta com uma vasta audiência entre os colaboradores e estudantes que buscam o ingresso na carreira, gostaria de deixar uma mensagem especial para eles.

      Muitas vezes a atividade notarial é mal compreendida, até mesmo por falta de conhecimento. Eu mesmo até o final do curso de direito possuía muito pouco conhecimento e contato com o universo notarial e registral.

      Porém o contato com profissionais do mais alto nível na qualidade de titulares de serventias, bem como com o estudo das valorosas e muito bem fundamentadas decisões a respeito da matéria e com o contato com a doutrina, passei a me apaixonar pela atividade.

      Penso que essa paixão é o que me fez continuar nos estudos e norteia minha atividade profissional. É esse sentimento que devemos buscar nos colaboradores e estudantes que buscam ingressar na carreira.

      Nossa atuação profissional deve fazer a diferença na vida das pessoas e somente gostando muito daquilo que se faz é que conseguiremos fazer essa diferença para melhor.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens