DG Entrevista – Daniela Bellaver.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Daniela Bellaver

      Profissão: Tabeliã de Notas e Protestos de Agudo – RS

      Data de Nascimento: 19/06/1978

      Site/Redes Sociais: @DanielaBellaver @CartorioDanielaBellaver

      Time de Futebol: Internacional, por pura influência paterna.

      Hobby: Ler, quando a minha filha, Maitê, me permite.

      Uma música: Wave, do João Gilberto.

      Um ídolo: Não tenho um ídolo no sentido literal da palavra. Mas de uma forma geral, admiro colegas de profissão que tem determinação em continuar estudando, ainda que o trabalho seja intenso, que a família exija presença constante, e, que as dificuldades diárias pareçam insuperáveis.

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      Entendo que seja a facilidade de acesso à orientação jurídica qualificada a qualquer cidadão, de forma gratuita. Por estar presente na quase totalidade dos municípios brasileiros, o cartório, por vezes, é a única possibilidade que o usuário do interior tem de obter informações, tirar dúvidas, e prevenir e solucionar litígios de forma totalmente imparcial e com a segurança jurídica que Tabeliães, Registradores e seus prepostos proporcionam, em virtude de constante aperfeiçoamento. A grande maioria dos titulares de cartórios são pós-graduados, muitos são mestres e doutores em suas áreas de atuação, estando em permanente atualização legislativa, necessária ao atendimento da demanda social. Além disso, através de inovações tecnológicas, os serviços cartorários passaram a ser prestados de forma rápida, conveniente e digital, desafogando o Poder Judiciário e tendo a segurança jurídica como objetivo principal.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Penso que os atos cartoriais que mais impactam socialmente são aqueles que fazem, na prática, com que direitos e garantias fundamentais possam ser concretizados. Sinto-me privilegiada por poder participar de momentos importantes da vida do usuário, como o registro de um filho ou o casamento, a compra do primeiro imóvel, e até de momentos não tão felizes assim, como o divórcio ou inventário dos bens deixados por um familiar querido, porque apesar de serem momentos tristes, ser um agente facilitador nesses momentos difíceis faz a diferença nos dias atuais. É a prova de que cada um pode colaborar por um mundo melhor dentro da sua profissão, fazendo o possível com os meios e circunstâncias que fazem parte da sua vida.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      Seria a forma como a legislação nos é imposta, sem que sejamos ouvidos ou sem que a realidade em que estamos inseridos seja profundamente analisada. Trabalhamos, na grande maioria, no interior do Brasil. Existem municípios em que a internet recém chegou. Existem municípios em que falta energia elétrica por dias depois de algum temporal. Existem municípios em que só se chega depois de longas viagens em estradas de chão esburacadas e enlameadas. O Brasil é imenso e com realidades muito distintas. A ideia que se tem de cartórios milionários das capitais e grandes cidades não se coaduna com o que acontece diuturnamente em grande parte dos cartórios do país. Então penso que a imposição de legislações com exigências inadequadas para a atividade deveria ser repensada e adaptada à realidade local. Tenho certeza de que o usuário final do serviço prefere ser atendido no cartório por um preposto gentil e eficiente, acompanhado de um bom cafezinho, a ter o benefício de um equipamento de informática caríssimo e sem necessidade, por exemplo. 

      4-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      Agradeço a oportunidade e fico à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos sobre a atividade notarial e registral. Aproveito para parabenizar o Tabelião Arthur pelo pioneirismo, pela coragem e pelo excelente trabalho que faz nas redes sociais, informando a todos sobre a importância do trabalho de tabeliães e registradores, com absoluto conhecimento de causa.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens