DG Entrevista – Aline Dias de França.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Nome Completo: Aline Dias de França

      Profissão: Oficial de Registro Civil

      Data de Nascimento: 16 de outubro

      Site/Redes Sociais: não possuo no momento

      Time de Futebol: Corinthians

      Hobby: Cinema

      Uma música: O que é o que é? Gonzaguinha

      Um livro: Em busca de sentido, Viktor Emil Frankl

      Um ídolo: Mahatma Gandhi

      1-) Qual o maior benefício da atuação dos cartórios (serventias extrajudiciais) para a sociedade brasileira?

      A segurança jurídica é finalidade do sistema registral e notarial e a razão da sua existência. Por isso, sempre a destacamos como o maior benefício que oferecemos para a sociedade, ao lado da publicidade, autenticidade e eficácia.

      Sem dúvidas, os princípios que fundamentam a existência do sistema beneficiam a sociedade brasileira. Todavia, é a proximidade dos cartórios com a população em geral, em razão da capilaridade dos serviços extrajudiciais, que justifica a confiança da população em nossos serviços. Estamos em todos os Municípios e nossas portas estão sempre abertas. Durante a pandemia da Covid-19 fomos um dos poucos serviços públicos, com exceção da saúde, por óbvio, que permaneceu com as portas abertas.

      Diariamente assistimos e orientamos nossos usuários na obtenção e garantia dos seus direitos, prestando um serviço público além do que nos é atribuído. É a assistência e orientação no balcão do cartório, prestada com competência e muitas vezes informalmente, o maior benefício dos nossos serviços para a sociedade brasileira.

      2-) Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância.

      Sem dúvidas, é o registro de nascimento e não o destaco por ser Oficial de Registro Civil há mais de dez anos. Sua relevância decorre do fato de ser ele o assento originário da pessoa natural. Ele publiciza a existência da pessoa e é a base para a emissão de os todos seus documentos. Confere cidadania e garante o acesso e exercício de direitos. Claro que, por atrás de cada ato praticado pelo cartório há um valor e um bem a ser protegido, por isso todos tem relevância, especialmente para as partes envolvidas. Mas o protagonismo do registro de nascimento faz deste ato o mais importante.

      3-) Se pudesse mudar algo na atividade notarial e registral, o que seria?

      O concurso de remoção. Gostaria de ver considerado o trabalho que o candidato faz na sua serventia, afinal conciliar estudos com o exercício da delegação é uma tarefa árdua. A concorrência está cada dia maior, os candidatos cada vez mais preparados e aquele que se dedica a fazer um bom serviço no cartório em que é titular tem dificuldade de obter o desempenho necessário para a aprovação e consequente ascensão na carreira.

      É lamentável que colegas bem preparados, qualificados e experientes não tenham oportunidade de assumir delegações maiores que certamente iriam gerir com competência.

      4-) Como enxerga a atuação de notários e registradores no ambiente digital/eletrônico?

      Vivemos um momento de transição disruptiva. O avanço tecnológico e as inovações estão mudando a forma de execução de inúmeras tarefas e atividades, tornando-as mais rápidas, fáceis e dinâmicas. Caminhamos para a ampliação do mundo digital e esta realidade está mudando a forma de atuação dos serviços notariais e registrais também. Devemos nos adequar e estar preparados para a mudança que se avizinha. Creio que estamos à altura desse desafio e prontos para garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos também no ambiente digital.

      5-) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog do DG que são admiradores de sua atuação.

      A atividade notarial e registral nos permite fazer a diferença na comunidade em que estamos. Colegas titulares e prepostos das serventias extrajudiciais não percam esta oportunidade e promovam a atividade no seu município. Mostre ao seu usuário o valor, necessidade e utilidade do serviço que prestamos. Trabalhe para mudar a ideia errônea de cartório é uma burocracia desnecessária e colabore com seus colegas e associações. Juntos e unidos, faremos melhor!

      E aos que desejam ingressar na atividade, persistam. Se gostam de pessoas, têm habilidade e disposição para gerir, nesta atividade se realizarão. Eu me encontrei e sou feliz no extrajudicial, apesar de todos e cada um dos pesares. Toda carreira apresenta dificuldades e esta não é diferente.

      1 comentário em “DG Entrevista – Aline Dias de França.”

      1. Parabéns ótima profissional um ser humano, com dedicação e muito amor, com os funcionários e clientes . Desejo toda felicidades do mundo!! Só tenho gratidão e agradeço a Deus por me colocar, na sua história de oficial. Parabéns Dra Aline 🙏🙏🙏

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens