A importância das redes sociais para o seu cartório.

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      Pessoal, escolhi falar sobre um assunto cada vez mais importante nos dias atuais, que são as redes sociais e a relevância delas para o seu cartório. Por isso, se você que já passou no concurso público ou ainda está no caminho para ser aprovado, deve anotar mais esse tópico na lista de tarefas a serem cumpridas quando assumir uma serventia.

      A popularização da internet, utilizada atualmente por 4,54 bilhões de pessoas em todo o mundo, abrange, além dos simples usuários de todas as idades e classes, as empresas, sejam elas grandes ou pequenas.

      Devido à globalização digital e a facilidade do acesso à informação no meio virtual, a presença do seu negócio nas redes sociais acaba sendo fundamental para criar um diálogo e se aproximar dessa grande quantidade de usuários, que incluem pessoas de todas as faixas etárias.

      Porém, há uma diferença: enquanto, na maioria dos casos, as empresas usam esse meio para o marketing digital, os cartórios, de todos os segmentos, devem utilizá-las com a finalidade única de informar a sociedade sobre os seus serviços.

      O artigo 4º, inciso VII, do Código de Ética e Disciplina Notarial, do Colégio Notarial do Brasil (CNB), por exemplo, determina que é defeso ao tabelião “promover publicidade individual, exceto a divulgação e esclarecimento dos serviços em índices de busca, em correspondência e a presença em meio eletrônico, observado o caráter institucional da informação”.

      Logo é possível concluir que a publicidade dos cartórios deve ter caráter informativo em todas as hipóteses e jamais ter como objetivo a promoção individual que possa ser interpretada como captação de novos clientes.

      Voltando ao foco, o meio extrajudicial passa por atualizações o tempo todo, o que acaba exigindo esclarecimentos para a sociedade sobre os serviços prestados, pois nem sempre as pessoas sabem o que pode ser feito num cartório.

      Com isso, as redes sociais são uma das alternativas, e me arrisco a dizer que a mais importante hoje em dia, para que os cartórios comuniquem e informem os cidadãos, estreitem relacionamentos, ofereçam suporte online e desenvolvam ainda uma identidade visual para a sua “marca”.

      Essa presença e atuação, que deve ser diária, nas principais redes sociais (como Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp etc.), torna a instituição “cartório” reconhecida e sempre lembrada, além de despertar maior interesse dos cidadãos que se interessam pela fonte de informação.

      Gostou desse conteúdo? Para ler sobre outras dicas para quem pretende assumir um cartório, acesse o artigo: Perguntas e respostas – Dúvidas frequentes de quem pretende assumir um cartório.

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