O mundo atual é cada vez mais tecnológico, a automatização de processos e serviços está acontecendo em, praticamente, todos os setores profissionais. Esse é o processo em que empresas usam tecnologias digitais para solucionar e evitar problemas tradicionais. Mas, como a tecnologia atinge o mundo cartorário?
Esse processo transforma de forma significativa a maneira como utilizamos os serviços extrajudiciais. Com a automação é possível trazer mais rendimento à equipe e facilidade para os clientes que precisam de um serviço.
Pensando na pandemia que estamos enfrentando nesse momento, muitos serviços se tornaram mais úteis pelos benefícios oferecidos – todos feitos de forma online, com agendamentos de atendimento, encaminhamento de escritura e procuração, formulário para protesto, entre outros. Esses serviços oferecidos de forma virtual, garantem resolver pendências do conforto de casa, sem aglomerações, facilitando muitas vezes a vida do usuário e do tabelião.
Outro exemplo de serviço automatizado, é o Provimento nº 100/2020, que surgiu para que os atos notariais possam ser assinados eletronicamente. O Sistema de Atos Notariais Eletrônicos, e-Notariado (www.e-notariado.org.br), tem a função de conectar o usuário de maneira moderna, atual e confiável aos serviços oferecidos pelos tabeliães de notas do país, realizando atos notariais eletrônicos, assinados digitalmente com certificado digital.
Aqui no Blog, diversas vezes o Provimento nº 100 foi assunto para informar ainda mais os usuários, por exemplo: Artigo – Certificado Digital Notarizado e Provimento nº 100 do CNJ – Detalhes dos atos notariais digitais.
A automação de serviços extrajudiciais é o caminho a prosseguir para utilização de ferramentas e soluções tecnológicas com o intuito de simplificar e agilizar os processos.
Continue acompanhando as atualizações do Blog do DG aqui e em nossos demais canais, até a próxima!