Artigo – Comunicação Autêntica – Valéria Machado Netto.

    Receba gratuitamente a minha e-apostila!

    “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

    Cadastre-se:



      Receba gratuitamente a minha e-apostila!

      “10 Artigos Legais Essenciais para conhecer o Direito Notarial e Registral”

      Quando nos comunicamos de forma autêntica expressamos nossos sentimentos e pensamentos com segurança e desta forma conquistamos a credibilidade e a confiança daqueles que nos ouvem. O que parece ser assim tão simples na verdade é uma profunda conquista.

      Como nunca, o tema confiança veio à tona. Em momentos de crise como o que vivemos, valores aparentemente óbvios e talvez simples como estes saltam aos olhos e nos obrigam a encará-los. Vamos fazer isso?

      No dicionário confiança pode ser definida como:

      -‘O sentimento de quem acredita na sinceridade de algo ou de alguém.’

      -‘A crença em si mesmo, em suas próprias qualidades: tinha confiança ao cantar’.

      Interessante que a confiança tenha assim dois vetores, não acham? Um que vem de dentro –  confiança em si – e outro que vai para fora – a confiança que eu inspiro nos outros. Penso que um não pode existir sem o outro. Quando não confiamos em nós mesmos não podemos esperar inspirar confiança nos demais. Trata-se, portanto, de um movimento que, necessariamente, é cultivado de dentro pra fora.

      E, de repente, nos vemos submetidos a um ambiente extremamente incerto e desconhecido, que pode sim afetar a nossa autoconfiança, justamente no momento em que mais precisamos, tanto para nós mesmos como para os outros, nossas equipes, familiares, amigos, colegas etc, que são influenciados por nós.

      Se quisermos recuperar ou aumentar a confiança neste momento, a primeira coisa que temos que lidar é com a aceitação de que está tudo bem ter medo agora e que está tudo bem se a nossa autoconfiança estiver um pouco abalada. Afinal, estamos atravessando um momento sem precedentes, um trecho inédito da jornada. O que você esperava?

      Aceitação é chave neste momento. Sem ela podemos:

      – Entrar em comportamentos automáticos que necessariamente foram criados em um ambiente diferente do atual, portanto com grandes chances de não gerarem os efeitos que você espera. Lembre-se: o momento é inédito, ou

      – Negar tudo isso e gerar um comportamento infantilizado, imprudente ou desconectado da realidade, colocando muita coisa em risco.

      Uma vez aceito isso, finalmente criamos uma chance de entrar em um estado menos tóxico, onde as perguntas crucias poderão ser feitas sem medo e respondidas de maneira franca e verdadeira. Perceba que não menciono responder de maneira correta, apenas de maneira franca e verdadeira. Só assim teremos maior clareza e poderemos, novamente, acreditar em nós mesmos e recuperar contato com a autoconfiança.

      Adentrar este espaço requer, no entanto, coragem, pois é um verdadeiro encontro com os nossos maiores pilares e principais valores. O quê, verdadeiramente, nos guia? Para onde aponta nossa bússola interna? Autoconhecimento será ferramenta fundamental. Mesmo que não tenha dedicado muito tempo da sua vida para isso até este momento, não se sinta acuado. Comece agora. Simples assim.

      Inicie fazendo as seguintes perguntas toda vez que se comunicar:

      – Estou realmente revelando meus sentimentos? Quais são eles?

      – Estou realmente mostrando de forma clara o que penso? Quais são meus pensamentos?

      – De 0 a 10, quanto estou sendo autêntico na minha comunicação?

      Anote suas respostas. Seja transparente e responda somente pra si.

      Em meio a tantas incertezas torna-se vital que nossa comunicação seja feita de forma autêntica só assim verdadeiramente atingimos e tocamos as pessoas.

      Valéria Machado Netto

      Professional Coach

      Registro IAC: 56134-230417

      valeria.machado@attoperformance.com.br

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Últimas postagens

      Últimas postagens

      Últimas postagens